Entretenimento

Repórter descobre câncer após refluxo e faz desabafo: 'eu vou morrer'

Divulgação
Jornalista comentou sobre quais foram seus primeiros pensamentos após descobrir o câncer  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 25/08/2023, às 16h59


FacebookTwitterWhatsApp

Aos 29 anos, o jornalista da Band Cesar Cavalcante descobriu um câncer no estômago, no início deste ano. Em entrevista ao site VivaBem, o comunicador revelou que foi diagnosticado após sofrer com intensos refluxos.


"Sempre tive refluxo, que aumentava ou diminuía dependendo do que comia. Pensei em descobrir o que poderia fazer pra evitar, porque é algo que incomoda", contou ele. Após realizar uma endoscopia, César relatou que ficou com receio na hora de descobrir o que estava acontecendo.


Cesar tem adenocarcinoma, que é um tumor no estômago mais comum. Mesmo agressivo, o jornalista descobriu a doença no início, o que melhorou a expectativa de cura. Enfim, não tinha muito o que fazer, não é? O nome estava lá, era um câncer. Foi desesperador para mim. A primeira coisa que passa pela cabeça da gente é 'eu vou morrer'. E precisava saber em quanto tempo isso ia acontecer", disse ele.


Após entrar em desespero, César foi logo ao pronto socorro e pediu um remédio para se acalmar. Lá, fez mais exames que evidenciaram que, fora o cancer, ele era um homem saudável. O dia 20 de janeiro foi o pior da minha vida, em vários sentidos. Tive muito medo da morte e, principalmente, medo de estar morrendo. A gente sabe que vai morrer um dia, mas tinha medo desse processo começar ali. Era o que mais me deixava angustiado", desabafou.


César ainda relembrou que falou com um oncologista, que analisou sua endoscopia. Após sua conversa com o especialista, o jornalista ficou mais calmo:  "Ele conseguiu me atender no final de semana porque eu estava em desespero e daí me disse: 'Realmente, você está com câncer. Mas pelo que estou vendo aqui, o tumor é muito pequeno. Acredito que vai ser uma pedra no seu caminho, mas a gente tem chance de reverter isso'", conta.


O jornalista ainda revelou que chegou a procurar uma psicóloga para falar sobre o assunto: "Ela falou bastante comigo sobre eu manter objetivos na vida. Para não viver a doença, mas viver apesar da doença".


Tratamento


Os médicos de Cesar resolveram iniciar um tratamento intenso. Foram realizados quatro ciclos de quimioterapia antes e depois da cirurgia. Na época, o jornalista sentiu enjoos, diarreia, perda de cabelo e fraqueza. Para evitar que o câncer voltasse, o comunicador retirou o seu estômago.


"Meu médico disse: 'Existe uma possibilidade de mesmo retirando a parte em que o tumor está, ele voltar pro estômago, por causa do seu tipo de câncer, que é agressivo. Felizmente diagnosticado em fase inicial, mas um tumor agressivo", relatou. Desde julho, César está em remissão, quando nenhum exame detecta sinais da doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp