Entretenimento

Rodrigo Faro se pronuncia após acusação de ato racista contra André Marinho; confira

Reprodução / RecordTV
Rodrigo Faro se pronuncia durante programa após ser criticado por ato racista  |   Bnews - Divulgação Reprodução / RecordTV
Cadastrado por Emilly Giffone

por Cadastrado por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 21/11/2022, às 10h43 - Atualizado às 11h07


FacebookTwitterWhatsApp

No Dia da Consciência Negra, neste domingo (20), Rodrigo Faro se pronunciou durante seu programa após ser acusado de cometer ato racista contra André Marinho. O episódio aconteceu no programa do último dia 13, onde durante a dinâmica com os peões de A Fazenda 14, a produção usou um quadro de um escravo para representar o cantor.

Após o ocorrido, o apresentador foi criticado e aproveitou o último programa para se desculpar. De acordo com informações divulgadas pela colunista Fábia Oliveira, do Em Off, Faro pediu desculpas aos ofendidos.

“Eu quero pedir desculpas a André Marinho e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas na dinâmica da semana passada, aquela dinâmica onde alguns peões representaram algumas obras famosas da nossa história. Nós escolhemos uma obra célebre de Candido Portinari, chamada ‘O Lavrador de Café’. Essa obra retrata a realidade da época quando o café era produzido em larga escala pelas mãos do trabalhador rural brasileiro, na obra representador por um homem preto”, relatou ele.

Na sequência, ele confessou que só teve dimensão do ocorrido quando o público alertou. “Como citado no site do MASP: ‘As simbologias e leituras que revestem a representação dessa obra, elas são ambíguas’”, disse ele, que completou: “Nós entendemos o motivo real da atividade ter sido lida por algumas pessoas como um ato de conotação racista, mesmo não sendo está a intenção da nossa equipe. Nós compreendemos as razões de todos os que se sentiram ofendidos. Nós lamentamos e nos desculpamos pela falta de bom senso em escolher justamente o André para representar a obra citada”, completou.

O apresentador finalizou fazendo um esclarecimento sobre racismo estrutural. “Enquanto nós, brancos, não aprendemos sobre as questões raciais do nosso país, enquanto nós não nos letrarmos racialmente, a gente vai continuar sendo fiéis reprodutores do racismo estrutural do nosso país. Então, em meu nome e da minha equipe, eu quero reiterar minhas desculpas pelo constrangimento imposto ao André Marinho, a sua esposa Drica e a toda a comunidade preta brasileira”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp