Entretenimento

Saiba o que é gravidez química, condição diagnosticada pela influenciadora baiana Sheuba

Reprodução / Redes Sociais
Sheuba teve mais uma tentativa frustrada para engravidar e relatou o ocorrido nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 05/11/2024, às 13h59



Ainda não vai ser dessa vez que Sheila Matos vai realizar o sonho de ser mãe. Apesar das tentativas com o marido, o humorista Tiago Souza, a influenciadora baiana, popularmente conhecida como Sheuba, teve mais uma tentativa frustrada. Em seu perfil oficial do Instagram, nesta terça-feira (5), ela contou ter sido diagnosticada com gravidez química.

"Eu achei que era a hora, que esse momento seria a hora que eu finalmente ia descobrir que eu estava à espera do meu bebê arco-íris. Eu já passei por uma perca gestacional e desde então eu me considero uma tentante. E o meu segundo positivo ele veio. Mas, infelizmente não veio da forma que eu esperava. E dessa vez ele veio como uma gravidez química, que é quando acontece a fecundação, mas não ocorre a implantação", relatou em um vídeo comovente.

Mas, o que é gravidez química?

Trata-se de uma condição que, inicialmente, apresenta todos os sintomas de uma gravidez normal. Nesses casos, o espermatozóide chega a fecundar o óvulo, mas o embrião acaba não se desenvolvendo ou não implantando no útero, e com isso, a gravidez é interrompida até a 5ª semana, de forma espontânea.

A identificação da gravidez química é a mesma de uma gestação comum, feita através de testes que apresentam aumento nos níveis de de beta-hCG (hormônio da gravidez), por meio de sangramento ou depois de um spotting, que é um sangramento de pequeno volume, geralmente com aspecto de “borra de café".

A "gestante química" possui sintomas semelhantes aos comuns de grávida, como por exemplo, náuseas, enjoos, vômitos, fadiga, dor abdominal leve, sangramentos ou spotting. Os casos devem ter acompanhamento médico.

Apesar do nome "gravidez química" ser pouco utilizado e conhecido popularmente, é uma condição que atinge dde 50% a 75% das tentantes. Especialistas apontam que ocorre geralmente por problemas hormonais, anomalias cromossômicas, infecções ou problemas no útero, mas não afeta necessariamente a fertilidade futura.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp