Entretenimento

Sem acordo com gravadora, TikTok remove músicas de vários artistas da plataforma

Foto de Solen Feyissa na Unsplash
Decisão da ByteDance de remover músicas de vários artistas gera impacto no TikTok  |   Bnews - Divulgação Foto de Solen Feyissa na Unsplash

Publicado em 01/02/2024, às 19h04   Cadastrado por Marco Dias



O TikTok retirou o catálogo musical de artistas representados pela Universal Music Group (UMG) de sua plataforma nesta quinta-feira (1º). O impasse surge de desacordos entre a gravadora, que representa nomes como Taylor Swift, Billie Eilish, Ariana Grande e Drake, e a ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo. O contrato anterior entre as partes expirou em 31 de janeiro. A informação é do portal Migalhas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao buscar pelas músicas de Taylor Swift, por exemplo, no aplicativo, é possível notar que já estão indisponíveis. A UMG acusou o TikTok de não pagar adequadamente pelos direitos autorais das músicas de seus artistas, que desempenham um papel significativo na alimentação da plataforma. Segundo relatório divulgado pela rede social, o lucro do aplicativo se aproxima dos U$ 20 bilhões em 2023.

Em uma carta aberta, a UMG declarou que sua missão é auxiliar os artistas e compositores representados pela marca a atingir seu máximo potencial criativo e comercial. Por isso, a decisão de retirar todo o seu catálogo do TikTok. 

A Universal revelou ainda que houve discordância em três pontos durante as negociações: compensação justa para compositores, proteção aos artistas contra possíveis impactos das inteligências artificiais e garantias de segurança online para os usuários da rede social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp