Entretenimento

Caso Sidney Sampaio: Entenda como o abuso de remédios pode afetar o psicológico

Pixabay
Ex de Sidney Sampaio revelou que ator tomou remédios não prescritos antes do surto  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 09/08/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a última sexta-feira (4), o nome de Sidney Sampaio virou assunto nas redes sociais. O ator, conhecidíssimo por papéis na Globo e na Record, caiu da janela de um hotel de Copacabana, no Rio de Janeiro, após tomar medicamentos não prescritos para insônia, segundo sua ex-namorada e mãe do seu filho, Juliana Gama.


Ao Bnews, o psiquiatra Francisco Medauar explicou algumas informações importantes sobre o abuso de remédios. Além disso, o especialista ainda explicou os riscos que pessoas que tomam remédios desse tipo podem sofrer. Como exemplo, o médico pontuou os efeitos colaterais do Zolpidem.


Ele é um medicamento hipnótico. Então o objetivo dele é fazer a pessoa dormir. Quando a pessoa toma e não deita ou fica no celular, toma e vai fazer alguma coisa, vai beber ou seja, tomou o remédio, que é pra induzir o sono, e faz qualquer outra coisa, ela pode entrar num estado que é tipo um estado intermediário entre você estar acordado e você estar dormindo. Então, é como se a pessoa estivesse meio sonâmbula", disse o psiquiatra.


Com essa explicação, Francisco Medauar afirma que pessoas que são medicadas com esse tipo de remédio precisam descansar e dormir de imediato, sem que relute contra seu sono.


O especialista ainda pontua que medicamentos como esse não provocam atitudes como as de Sidney Sampaio, mas que se uma pessoa não estiver bem com sua saúde mental, o risco de se comportar de uma forma perigosa consigo mesma aumenta. 


O psiquiatra também pontua que o vício em remédios prejudica mais do que tudo o psicológico. Além disso, o médico afirma que existem medicamentos que não devem ser usados como forma de tratamento, mas sim em situações pontuais. 


O ideal é que esses medicamentos sejam usados mais pontualmente. Certo? A grande maioria dos quadros de insônia são insônias secundárias. Ou seja, a pessoa tem alguma coisa, como um quadro ansioso, um quadro depressivo ou tem péssimos hábitos de sono. E aí, por causa desses hábitos, a pessoa desenvolve a insônia. Então, nesses casos, o ideal é a gente tratar a causa de base e usar esses remédios pra sono meio que temporariamente", disse.

Ainda em conversa com o BNews, o especialista indicou alguns passos de como dormir melhor. Confira: 

- Ter horário para tomar os remédios, dormir e acordar. O organismo precisa de rotina. Tente regrar melhor os seus horários;

- Evite café a partir das 15h. A cafeína é um psicoestimulante e usar após 15h pode atrapalhar o seu sono, lhe deixando mais agitado (a);

- Evite trabalhar ou estudar na cama. Se usamos a cama com essas duas finalidades, o organismo para de perceber a cama como um local de relaxamento, e deixamos de ter sono quando deitamos;

- Evite fazer atividade física à noite. Para a maioria das pessoas, isso acelera a frequência cardíaca e deixa a pessoa mais agitada. Mas, se você faz à noite e sente que isso te relaxa e você dorme bem, pode manter!

Para finalizar, é importante que pessoas com quadros de saúde mentais delicados procurem um especialista para tratar melhor qualquer tipo de problema, para obter uma melhor qualidade de vida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp