Entretenimento

Twitter restaura ferramenta de prevenção a suicídios

Reprodução/Pixabay
Retirada da ferramenta havia teria partido do bilionário Elon Musk  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 25/12/2022, às 16h51   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O Twitter informou que restaurou neste sábado (24) uma ferramenta de prevenção a suicídios, além de outros recursos de segurança para usuários, que havia sido desativada na sexta-feira (23). A informação foi divulgada pela Reuters. De acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias, foi o bilionário Elon Musk, o dono da rede social, que determinara a exclusão do recurso do sistema.

A ferramenta #ThereIsHelp é usada para exibir, no topo de resultados de buscas específicas, contatos de organizações de apoio à saúde mental. Isso além de informações relacionadas a vacinas, exploração infantil, Covid-19, violência de gênero, desastres naturais e liberdade de expressão, segundo informações do site Metrópoles.

Após a publicação da reportagem sobre o sumiço do mecanismo, a chefe da área de Confiança e Segurança do Twitter, Ella Irwin, confirmou a remoção, mas a classificou como momentânea. “Estamos consertando e renovando nossos ‘prompts’ [mecanismos de programação]. Eles foram temporariamente removidos enquanto fazemos isso”, disse Irwin, em e-mail enviado à agência de notícias. “Esperamos tê-los de volta na próxima semana.”

Cerca de 15 horas depois da veiculação da reportagem inicial da Reuters, Musk, que inicialmente não respondera aos pedidos de comentários, escreveu no Twitter: “Falso, ainda está lá”, disse, referindo-se ao dispositivo. Em resposta às críticas dos usuários da rede pela exclusão da ferramenta, ainda que momentânea, ele afirmou: “O Twitter não previne o suicídio.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp