Entretenimento

VÍDEO: Jovem coloca prédio em quarentena por causa de morcego; entenda

Ilustrativa /Imagem de Simon Berstecher por Pixabay
Ao tentar ajudar um morcego ferido, garota colocou seus vizinhos em uma situação nada agradável  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa /Imagem de Simon Berstecher por Pixabay

Publicado em 11/10/2023, às 20h12   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Danielly Loureiro, de 28 anos, teve sua vida virada de cabeça para baixo em apenas 45 minutos. Durante sua pausa para o almoço, ela decidiu ir ao prédio onde morava em Toledo, no Paraná. No entanto, ao chegar à garagem, foi surpreendida por um morcego caído bem em cima de sua vaga de estacionamento.

Sem hesitar, Danielly decidiu resgatar o animal e levá-lo para casa. Ela conta que cresceu no interior de Mato Grosso do Sul e está acostumada com animais silvestres, o que a fez compartilhar o resgate do visitante inusitado sem medo de ser julgada.

Para sua surpresa, nenhum de seus amigos próximos achou a situação estranha ou a alertou sobre os perigos. "Hoje em dia, todo mundo faz piada, como se fosse algo absurdo, mas todos me incentivaram. Inclusive, uma amiga sugeriu que eu desse bananas para ele, porque ela já teve um morcego de estimação chamado Billy quando morava em um sítio", disse Danielly em entrevista ao UOL.

Foi somente quando ela retornou ao trabalho que entendeu o perigo que havia corrido. Uma colega a alertou de que ela não deveria ter tocado no morcego com as mãos e muito menos trancá-lo em casa.

No entanto, já era tarde demais. O que começou como uma tentativa de resgate se transformou em um caso de vigilância sanitária, colocando todo o prédio em estado de alerta.

Ao ler em um site regional sobre uma criança que havia morrido de raiva após entrar em contato com um morcego, Danielly e seus amigos procuraram na internet por quem deveriam contatar. A Vigilância Sanitária foi imediatamente ao prédio e orientou a garota a voltar para casa. Quando ela chegou, os agentes já estavam lá e ela nem pôde entrar em seu apartamento, apenas abriu a porta.

A partir desse ponto, Danielly foi monitorada pelos agentes de saúde, que queriam garantir que ela tomasse todas as precauções necessárias contra a doença.

"Para mim, aquilo não parecia representar uma ameaça. Eu associava a raiva apenas aos cachorros. Quando o morcego apareceu na minha casa, pensei que fosse um filhote e decidi levá-lo para casa, alimentá-lo e esperar que ele melhorasse e fosse embora", explicou a jovem.

Danielly foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu um soro e a primeira dose da vacina contra a raiva. Ela passou a tarde inteira no posto, mas as horas de cuidados não foram suficientes para aliviar sua preocupação. Após um novo contato da Vigilância Sanitária, ela descobriu que o morcego que havia resgatado estava doente.

"A agente me perguntou por que eu não havia ido à UPA para tomar a segunda dose da vacina e estava bastante insistente, quase desesperada. Eu expliquei que tinha ido a um posto mais próximo da minha casa e ela disse: 'ok, mas eu preciso te falar: o morcego que encontraram na sua casa realmente estava com raiva". Nesse momento, Danielly já sabia mais sobre a doença. Ela começou a pesquisar e descobriu que a raiva causava uma morte terrível, o que a deixou ainda mais apreensiva.

Danielly ficou sob observação por algumas semanas e seus vizinhos também foram avisados e monitorados.

Ela conta que, por sorte, tudo isso aconteceu durante as férias escolares, quando muitos dos moradores, que se mudaram para Toledo para estudar na faculdade, voltaram para suas cidades de origem.

"Foram colocados cartazes informativos sobre a raiva e as pessoas foram contatadas, mas ninguém além de mim havia visto o morcego", conta.

O incidente ocorreu em 2017, mas só ganhou atenção nas últimas semanas, quando Danielly decidiu compartilhar sua história no TikTok. O vídeo recebeu mais de 1 milhão de visualizações em menos de um mês.

"Hoje em dia, eu conto a história de uma maneira engraçada porque já se passou muito tempo, mas as primeiras semanas foram muito difíceis. Lembro-me de que não conseguia pensar em mais nada", afirma. O tempo passou e ela não manifestou nenhum sintoma da doença.

Veja: 

@daniloureiro12 PARTE 1 #relatos#casosdelavidareal#historiasdetiktok#historiareal#historia#fyp#vaiprofycaramba♬ som original - Dani (Taylor’s Version)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp