Entrevista

Junho Verde: Além de sustentabilidade, Bracell também investe em responsabilidade social e governança

Divulgação/Bracell
Diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo cita ações ESG da Bracell  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Bracell
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 04/07/2023, às 14h09


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, a Bracell baseia suas operações através do cultivo sustentável de eucalipto e tem buscado cada vez mais atuar em ordenamento com os pilares da agenda ESG que tratam para além de meio ambiente. Em entrevista ao BNews, o diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo, explicou como as ações de responsabilidade social e governança corporativa estão presentes no cotidiano da empresa.

Confira entrevista na íntegra:

BNews: quais as principais ações da Bracell em prol do meio ambiente?
Guilherme Araújo: na Bahia, temos o Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora, que avalia os reflexos das operações florestais na biodiversidade local, e os monitoramentos da microbacia do rio Farje, em Alagoinhas, e da qualidade dos recursos hídricos de outras 23 microbacias no litoral norte, abrangendo mais de 11 mil hectares. O projeto compreende sete áreas em Esplanada, quatro em Itanagra, três em Mata de São João, três em Jandaíra, duas em Cardeal da Silva, duas em Alagoinhas, uma em Entre Rios e uma em Santo Amaro. Dentre as microbacias contempladas estão as dos rios Marcanair, Subaúma, Sauípe, Imbassaí e Pojuca.

A estas iniciativas somam-se os programas de recuperação de áreas degradadas e os Amigos da Floresta, este último voltado à prevenção e controle de incêndios florestais, de furto de madeira nativa e plantada e de caça e captura de animais silvestres. Existem ainda os programas de avistamento de fauna, que qualifica os colaboradores da empresa para o reporte sobre observação de animais silvestres nas áreas da Bracell, e o Ecomunidade, que forma moradores das comunidades da região de atuação da empresa para atuarem como ecoagentes, oferecendo suporte e monitoramento em projetos socioambientais locais. A proposta é estimular a disseminação de informações por meio do trabalho qualificado em rede, despertando o olhar crítico e incentivando ações de cunho socioambiental de forma a contribuir para a preservação ambiental, destinação correta de resíduos e melhoria da qualidade de vida da população local em seus territórios.

Temos também quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Bahia: a Pedra de São José, em Mata de São João, a Falcão e a Japurá, em Esplanada, e a Lontra, a maior do gênero no litoral norte, com 1.377 hectares. A Lontra é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como único Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica de propriedade de uma empresa. O espaço natural abriga 378 espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos. Dentre elas, algumas espécies raras e ameaçadas de extinção, como a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta) e a palmeira-juçara (Euterpe edulis). A reserva também é certificada, pelo Inema, como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas). Além dela, a Bracell possui mais duas Asas em seu território.

Na área industrial da empresa na Bahia, a Bracell recicla 85% dos seus resíduos sólidos, seguindo o conceito de economia circular, por meio de reprocesso interno e da comercialização destes resíduos para outras empresas. Um exemplo disso é a utilização da casca de celulose como fonte de combustível em fornos de clientes para geração de energia e, consequente, redução do uso de combustíveis fósseis. A companhia possui parceria para doação de resíduos recicláveis com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas. Nesta parceria, que já dura mais de 10 anos, é encaminhada, em média 1,5 tonelada de recicláveis mensalmente.

BNews: de que forma a Bracell atua em prol do pilar social?
Guilherme Araújo: temos o Bracell Social, que é a nossa plataforma de investimento social. Por meio dela, realizamos projetos que contribuem para o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.

O Bracell Social representa o nosso compromisso de operar em harmonia com as comunidades vizinhas, respeitando seus hábitos, costumes e tradições, e construindo uma relação de confiança mútua. Para que isso ocorra, não trazemos propostas preconcebidas nem fórmulas comuns. A elaboração da iniciativa conta com envolvimento direto dos próprios beneficiários, do poder público e de outros parceiros locais. Desta maneira, ampliamos a capacidade de transformação social das iniciativas e estimulamos o desenvolvimento sustentável de cada um dos programas.

Em 2022, foram executados 31 projetos sociais, com mais de R$ 4,4 milhões investidos, beneficiando mais de 121 mil pessoas em iniciativas voltadas à educação, empoderamento e bem-estar. Um aspecto interessante é que o público feminino representa a maior parte das pessoas beneficiadas pelos projetos de Empoderamento da Bracell Bahia. Dos 151 pequenos produtores acompanhados pelo projeto Fomento a Negócios de Impacto, realizado pela empresa no litoral norte e agreste da Bahia, 60% são mulheres que trabalham em grupos produtivos especiais e cooperativas.

A Bracell direciona iniciativas ao empreendedorismo feminino porque reconhece, nesse público, um grande potencial para transformar trajetórias pessoais e alavancar negócios em suas comunidades, aumentando as fontes de renda das famílias e contribuindo para movimentar a economia local. Atualmente, a empresa atua em 38 municípios baianos, sendo que 63% deles contam com alguma ação de responsabilidade social corporativa.

BNews: como a empresa tem se posicionado quando a questão é governança?
Guilherme Araújo: nossa governança é comprometida com o desenvolvimento sustentável das operações e com a garantia de padrões que refletem comportamentos esperados e recomendados por organizações, clientes, parceiros, colaboradores e moradores das comunidades vizinhas. Por isso, buscamos qualificar nossos profissionais, ser transparentes nos relacionamentos, incorporar modernas tecnologias e ter processos alinhados que nos permitam ver e oferecer além do óbvio e do esperado, ampliando nossa contribuição para a evolução de toda a sociedade. Isso, naturalmente, envolve todos os aspectos sociais e ambientais inerentes aos processos florestais, industriais, logísticos e administrativos.

BNews: quais você acredita que são os principais desafios da agenda ESG na atualidade?
Guilherme Araújo: a Bracell tem como premissa que o crescimento sustentável do negócio também depende diretamente de como ela se relaciona com as comunidades locais e o meio ambiente. A empresa segue o propósito de que tudo o que faz deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e para os clientes, pois assim será bom também para a companhia. Isso faz parte da nossa filosofia e do nosso compromisso com a sustentabilidade em todas as nossas atividades, nas quais investimos tempo e recursos, buscando as melhores práticas socioambientais e éticas.

Acreditamos que a agenda ESG é um movimento de mão dupla: ao mesmo tempo em que aprendemos muito, ampliamos nossa escuta e percepção da realidade e compreendemos como podemos melhorar nossos processos de forma a mitigar impactos e gerar valor ambiental e social positivo. Por conta disso, a Bracell também acompanha e internaliza os avanços da COP 15 que definem metas globais para a biodiversidade e restauração de ecossistemas e acompanha os indicadores e métricas em desenvolvimento pela TNFD (Taskforce on Nature-related Financial Disclosure). Em ambas as iniciativas, a companhia atua em conjunto com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).

BNews: existem alguns resultados que a Bracell traça como objetivo para os próximos anos, com base na agenda ESG?
Guilherme Araújo: queremos posicionar a Bracell na vanguarda da agenda de sustentabilidade, no Brasil e no mundo. Para isso, já colocamos em prática o Compromisso Um-Para-Um: para cada um hectare plantado de eucalipto, nos comprometemos a proteger, conservar ou restaurar um hectare de floresta nativa em nossas próprias áreas e em áreas públicas. A meta deve ser alcançada até o fim de 2025, mas a empresa fechou o ano de 2022 com o total de 82% de áreas conservadas. O compromisso ampliará ainda mais a nossa área de conservação, contribuindo para a preservação e a promoção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

Com foco no desenvolvimento local, por meio da plataforma Bracell Social, investimos nas comunidades onde operamos com o objetivo central de mobilizar e articular agentes que contribuam promover territórios mais inclusivos e sustentáveis, nos quais as pessoas tenham melhores condições de desenvolver suas capacidades e oportunidades para uma vida melhor.

Dentre estes investimentos, destacamos especialmente o projeto Educação Continuada, criado em 2014, na Bahia, e que conta com o apoio técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) para a capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores da educação básica da rede pública, proporcionando um melhor desempenho destes profissionais no ambiente escolar. A iniciativa, que já alcançou 1.801 educadores e 21.181 estudantes, tem ajudado a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos municípios parceiros.

Quer dizer: pensamos de maneira 360 para que todas as áreas da empresa estejam adequadas às práticas de ESG. Está na nossa filosofia, mas ela é reforçada todos os dias em nossas operações na Bahia, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Buscamos a melhoria contínua e abordamos esse tema de forma incisiva e contínua na elaboração, execução e comunicação das atividades com nossos colaboradores.

BNews: que, principalmente, uma empresa precisa ter para estar comprometida com inovação e sustentabilidade?
Guilherme Araújo: é crucial ter uma visão holística do negócio e princípios éticos sólidos e arraigados entre os profissionais de todos os níveis hierárquicos. É preciso conhecer a fundo os diferentes aspectos do negócio e estar aberto a aprender mais sobre ele todos os dias. Assim, ao mesmo tempo em que aprendemos, ampliamos nossa escuta e percepção da realidade e percebemos como melhorar nossos processos de forma a mitigar impactos e gerar valor ambiental e social positivo no presente e no futuro.

A Bracell é uma empresa que nasceu sustentável e, desde o início, entende que estar em uma cadeia produtiva que beneficia pessoas, país e clima é a sustentação de um negócio e faz com que a empresa esteja em constante crescimento. Por isso, cada vez mais, realizamos projetos inovadores e pioneiros, pois queremos posicionar a Bracell na vanguarda da agenda de sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Como inovação e sustentabilidade estão diretamente inter-relacionados, é crucial equilibrar possibilidades, oportunidades e expectativas em um cenário de recursos limitados, sejam ambientais, financeiros ou tecnológicos, para que todas as partes interessadas se vejam representadas em nossas tomadas de decisão, nos investimentos sociais e nos processos de gestão de pessoas ou de produção florestal e industrial. E isso não acontece por acaso. Se vemos este movimento acontecer de forma tão consistente na Bracell é porque temos uma visão e uma estratégia de sustentabilidade nos dão os corretos subsídios para seguirmos evoluindo. A evolução aponta caminhos, mas não determina o fim deles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp