Meio Ambiente

Junho Verde: Óleo de cozinha usado pode ser trocado por detergente; saiba como

Divulgação
Essa ação contribui para evitar o descarte irregular do óleo, que não deve ser despejado diretamente nos ralos por ser insolúvel em água  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/06/2023, às 06h00   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Que tal descartar corretamente o resíduo de frituras e ainda economizar com produtos de limpeza? Essa é a proposta do Parque Shopping da Bahia, neste mês dedicado ao meio ambiente. No empreendimento, localizado em Lauro de Freitas, é possível trocar dois litros de óleo de cozinha usado por um detergente líquido de 500 ml.

Realizada em parceria com a Biotank, a iniciativa chega para reforçar o conjunto de ações de responsabilidade ambiental praticadas pelo centro de compras, afinal essa ação contribui para evitar o descarte irregular do produto, que não deve ser despejado diretamente nos ralos por ser insolúvel em água e altamente poluente.

Entre os possíveis impactos negativos para o meio ambiente estão a impermeabilização do solo, entupimento de redes de esgoto e a contaminação de lençóis freáticos, rios e mares, comprometendo a vida aquática. O posto de trocas fica no CAC (Central de Atendimento ao Cliente), no Piso L1, e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 12h às 21h.

Entre as ações desenvolvidas pelo shopping também está o Biodigestor, que acaba de ser indicado como finalista do Prêmio Abrasce, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade. Se trata de um beneficiamento de resíduos orgânicos dos restaurantes do shopping, através de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que gera água de reuso no sistema de irrigação do jardim. O equipamento é capaz de processar 600 kg de resíduos por dia.

Outras ações

O shopping também mantém iniciativas como a Estação Sustentável (Estacionamento G1), que estimula a coleta seletiva e o descarte consciente de materiais recicláveis. De acordo com o empreendimento, já foram arrecadadas quase 260 toneladas de resíduos, entre papelão, plástico e metal, que são encaminhadas para empresas de reciclagem parceiras.

Ainda com foco na sustentabilidade, o centro de compras também possuí uma parceria com o projeto Repense Reuse (Pisos L1 e L2), que aposta na economia circular para minimizar o impacto ambiental da indústria da moda, que é a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a petrolífera. De acordo com o Parque Shopping, ao longo de um ano os coletores já receberam mais de duas toneladas de roupas e sapatos, que são destinados à revenda ou reciclagem, com renda destinada a projetos humanitários.

No centro de compras há, ainda, um ponto de coleta do Vale Luz (Piso L3); projeto da Neoenergia Coelba que oferece descontos na conta de energia em troca de resíduos sólidos e busca estimular o uso racional dos recursos naturais. É possível também, ainda dentro do quesito meio ambiente, contribuir com o projeto Tampet (Piso L3), que recebe tampinhas de garrafas plásticas e lacres de lata, que são convertidos em recursos para custear cirurgias veterinárias de cães e gatos assistidos pela Remca (Rede de Mobilização pela Causa Animal).

“Esses projetos têm uma grande importância porque levantam o debate sobre o consumo consciente e nos lembram que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todas as pessoas. Todos nós moramos no mesmo planeta, então não existe ‘jogar fora’. Precisamos entender que diminuindo a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, além de movimentar a economia circular, conseguimos enxergar o consumo dentro de uma lógica cíclica e criar alternativas mais sustentáveis”, orgulha-se Paulo Magalhães, gerente de marketing do Parque Shopping Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp