Entrevista

Junho Verde: Superintendente do Barra detalha ações da agenda ESG desenvolvidas no shopping

Divulgação
Apesar de ser um tema em evidência atualmente o Shopping Barra segue os pilares ESG em todas as suas áreas de atuação há vários anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 13/06/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Ações relacionadas a sustentabilidade são desempenhadas diariamente por vários agentes da sociedade, mas há uma necessidade de que as empresas se dediquem isso, já que produzem, a depender do ramo, uma grande quantidade de resíduos, exemplo de um centro comercial. Em Salvador, o Shopping Barra tem administrado isso por meio da sua coleta para reciclagem, além de outras inciativas que foram compartilhadas com o BNews, por Andre Podhorodeski, superintendente do Shopping Barra.

“Esse é um projeto em constante acompanhamento e aprimoramento, pois a operação shopping center é um grande gerador de resíduos. Temos um universo de quase 50.000 pessoas circulando no empreendimento diariamente. Portanto, é nossa responsabilidade organizar todos os processos para podermos reutilizar o que for possível, assim como dar o melhor destino ao que for reaproveitável nas cadeias produtivas”, detalhou o gestor.

Outra iniciativa importante para a redução da emissão e CO² na capital baiana, realizada pelo shopping, são os bicicletários. “Estamos percebendo uma mudança de hábitos por parte dos clientes e uma preocupação maior para com as causas em prol do meio ambiente. A redução de uso de carros e ônibus para locomoção é uma delas e colabora para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Atentos à essa mudança de postura por parte da população, estamos nos adaptando e melhorando nossa infraestrutura para melhor atender a todos”, explicou Podhorodeski.

Para além da sustentabilidade, o estabelecimento tem se dedicado como um todo a agenda ESG, por meio de projetos sociais, campanhas realizadas junto à comunidade, com projetos voltados para a sustentabilidade e inovação. Apesar de ser um tema que ultimamente passou a ter mais evidência, o Shopping Barra segue os pilares ESG em todas as suas áreas de atuação há vários anos, seja na área operacional com a busca pela inovação e uso de ferramentas e projetos auto sustentáveis, no marketing com os projetos sociais, de diversidade e inclusão, assim como na área de finanças e planejamento, com o cuidado e preocupação para com o retorno e atenção a todos os seus acionistas e colaboradores.

Nesse contexto, Podhorodeski cita uma das ações do shopping. “A Campanha Árvore dos Sonhos, que acontece todos os natais desde o ano 2000 e já assistiu mais de cem mil crianças nesse período, um projeto reconhecido internacionalmente e premiado pela Fundação do Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC) com o Prêmio de Apoio Comunitário da América Latina”, diz o gestor.

“Entendemos que o Shopping Barra está inserido na comunidade e tem um papel importante para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região. Todos os projetos desenvolvidos são bem aceitos e ficamos muito satisfeitos quando verificamos em nossas pesquisas de mercado o índice de aceitação do Shopping Barra perante seus clientes. Isso também reverte no sucesso das operações instaladas no shopping, que conseguem atender um consumidor mais exigente”, contextualiza Podhorodeski.

Ainda sob a perspectiva de inclusão e diversidade, o shopping participa há anos do projeto da Secretaria de Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador, além de apoiar eventos como o Afrofashion. “Mas sem dúvida, um dos mais importantes é o projeto em parceria com a Base Comunitária do Calabar, onde promovemos ações de incentivo à cultura, aos esportes, e o patrocínio a novos talentos da moda, oportunizando esses jovens a buscarem os seus sonhos”, diz orgulhoso o diretor.

Vale destacar que o shopping possuí também um Comitê da Diversidade, um projeto da Enashopp – Administradora do Shopping Barra, que percebeu a necessidade de criar um grupo onde todos os empreendimentos estivessem envolvidos, para discutir o tema da diversidade com consultores de diversas áreas de atuação. “O grande objetivo do comitê é reforçar junto ao nosso time de colaboradores a importância do desenvolvimento de ações e campanhas que promovam a inclusão social e o consumo consciente”, finalizou Podhorodeski.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp