Entrevista

Lideranças da ACB e do IBDI destacam importância de debater sobre o setor empresarial e sustentabilidade

BNews
Isabela Suarez, da ACB, e Carlos Onofre, do IBDI, concederam entrevista ao BNews Agora, da Piatã FM  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 16/11/2023, às 19h41 - Atualizado às 21h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O programa BNews Agora, da Piatã FM, entrevistou nesta quinta-feira (16) a vice-presidente de sustentabilidade empresarial da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, e o presidente do Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), Carlos Onofre. Durante o bate-papo, os dois falaram sobre o 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades, que acontece no próximo dia 30 de novembro, na Pupileira, em Salvador, e vai discutir temas imobiliários a partir da perspectiva empresárial com foco na sustentabilidade.

Segundo Isabela, a parceira surgiu a partir de um novo momento da Associação Comercial da Bahia que deseja trazer de volta sua força e importância. "Muitas questões ambientais nascem a partir da dinâmica das cidades e dos centros urbanos, então a gente vai ter oportunidade de trazer temas sensíveis, atuais, necessários para a população. Aberto para todas as pessoas que se interessam pelo tema", disse.

Para Carlos Onofre, o maior desafio de mediar a sustentabilidade com o setor imobiliário. "Transformar o ambiente imobiliário em um mais seguro, do ponto de vista jurídico, e pra isso esses desafios são importantes. Nós do IBDI temos uma contribuição importante seja na parte de contribuição científica ou acadêmica. A gente traz um painel focado nos planos diretores, que é a principal norma para um diploma jurídico de desenvolvimento de uma cidade, que vai direcionar os vetores de crescimento do município", explicou.

Questionada sobre a relação entre a sustentabilidade e o setor imobiliário de Salvador, Isabela Suarez afirmou que o tema é difícil de ser debatido por causa da explosão demográfica. "Esse evento surge a partir da importância do ordenamento do espaço urbano. Considerando a realidade das cidades brasileiras, acho que essa conta está aquém. A gente enfrenta um problema que é a desigualdade social. Não sei dizer se é melhor ou pior, acho que todo mundo está no mesmo barco. O desafio é produzir uma discussão séria que garanta segurança jurídica dos empreendimentos imobiliários. As pessoas olham para a palavra sustentabilidade e só acham que é meio ambiente, e esquecem do fator econômico e social, é um fator importante para que cresça", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp