Entrevista
Os problemas no edital do programa Pé na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em 2019, foram alvo de críticas da vereadora Marta Rodrigues (PT), nesta segunda-feira (10). Ela classificou como um erro “grave” a confusão no documento que fez com que mais de 300 escolas não conseguissem aderir programa.
“É uma maldade gigantesca. É um projeto que eu não concordo, que é mercantilizar cada vez mais a educação passando para iniciativa privada, aí vem um edital todo cheio de amarras, e as escolas não conseguiram se cadastrar, diversas ficaram de fora. O ano letivo começando e a gente sem saber como vai ficar. Temos um número grande de vagas para a iniciativa privada, mas para o nosso ensino fundamental público, temos várias escolas sem funcionar e sem lista de reserva de vagas”, alertou a edil.
“Pedi ao presidente [Carlos Muniz] para buscar essas informações. Tudo isso é muito grave. Temos que trazer essas informações e que a Câmara nos ajude a buscar, tanto a Comissão de Educação, quanto a presidência da Casa”, acrescentou a petista.
Conforme reportagem do BNews Premium mostrou, 313 escolas não conseguiram atender às novas exigências do edital do programa — lançado em 20 de dezembro do ano passado. Devido a isso, as instituições entraram na lista de saneamento no dia 31 de janeiro — relação montada pela Smed para sanar pequenas pendências junto ao Pé na Escola.
Em meio ao impasse, diversas escolas relataram ao site que o alto número de instituições com pendências se deve à falta de organização do próprio edital do programa, como novas exigências e prazos curtos para atendê-las — em especial, à inclusão da necessidade do ato autorizativo emitido especificamente pelo Conselho Municipal de Educação (CME), órgão colegiado vinculado diretamente à Smed.
Em 2025, o programa ofertou 14 mil vagas da Educação Infantil (pré-escola) para crianças de 2 a 5 anos de idade que não conseguiram vagas na rede municipal de ensino.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Imperdível
Notebook bom e barato
não fique sem bateria
Baita desconto