Especial

Pedágio em Abrantes: movimento 'Diga não' entra com ação no MPE

Publicado em 08/06/2015, às 07h01   Caroline Gois (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde que foram anunciadas as obras da Via Metropolitana, o sono dos quase 60 mil moradores que vivem na região de Abrantes e Camaçari foi interrompido. Três grandes protestos e um movimento organizado tentam, desde então, impedir que o pedágio da Companhia Litoral Norte (CLN), localizado na BA-099, na Estrada do Coco, seja transferido para Abrantes.
A “Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas”, com 11,2 Km de extensão ligará a BA-099, na altura de Busca Vida à BA-526 (CIA-Aeroporto), ficará junto ao acesso à represa do Ipitanga e Quinta Portuguesa. A ordem de serviço para a construção foi assinada em janeiro pelo governador Rui Costa (PT). A duração da obra está estimada em 18 meses e será executada pela Concessionária Bahia Norte, com investimento de R$ 220 milhões.
O projeto da rodovia prevê uma praça de pedágio unidirecional operada pela Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador, sem onerar os usuários com a cobrança de novo pedágio além do já existente. Mas, segundo o governador, outra opção que depende de consulta pública é deslocar a atual praça de pedágio. “A proposta, que ainda precisa ser analisada, é deslocar o pedágio existente no sentido Salvador [da BA-099] para o limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, mantendo apenas um pagamento de pedágio como existe hoje”, explicou Rui Costa no dia que assinou a Ordem de Serviço.
O deslocamento para o acesso à Via Metropolitana possibilitaria contrapartidas da concessionária como a duplicação e requalificação da Estrada da Cascalheira, do viaduto de acesso a Camaçari e iluminação de todo o trecho urbano. "A mudança do pedágio não é imposição do Governo. Quem irá decidir sobre isso é a prefeitura de Camaçari. É uma opção", afirmou Rui Costa, em entrevista concedida ao programa Se Liga Bocão, da Itapoan FM, no último dia 2.
Entretanto, desde que esta possibilidade foi anunciada, moradores da região se mobilizaram, alegando que esta mudança irá acarretar na desvalorização dos imóveis, além do aumento da tarifa dos coletivos. "O que justifica são as benfeitorias, mas as contrapartidas são menores. Pelo fluxo de pessoas que passam pela região é até uma irresponsabilidade do Governo e da prefeitura não nos oferecer iluminação adequada. Isso já era para ter sido resolvido e agora utilizam isso como justificativa. A prefeitura não precisa de migalhas e deve buscar uma integração de uma outra forma. Isso porque, de Abrantes para Lauro de Freitas são apenas 7km, enquanto para Camaçari são 22km. O que não pode ocorrer é um desenvolvimento de uma maneira que aprisione as pessoas", afirmou a vereadora de Camaçari, Professora Patrícia (PT), uma das organizadoras do movimento 'Diga não à mudança do pedágio', em conversa com o site Bocão News, na manhã deste domingo (7).
Ainda segundo Patrícia, o movimento entrou com uma ação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) reforçando o pedido. "Já pedimos também audiência com o governador e com o prefeito. Estamos tentando por todos os caminhos", ressaltou.
Outra defensora da causa é a deputada estadual Luiza Maia (PT). Ao Bocão News, ela informou que na semana passada esteve com o presidente da Assembleia Legislativa para pedir que a mudança não ocorra, buscando apoio junto ao Governo do Estado. "São 15 anos sem pagar. O prefeito não terá coragem de fazer esta mudança. O governador está ouvindo a população e esta mudança não será concretizada", atestou a parlamentar.
A reportagem do Bocão News procurou o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), que através da assessoria de imprensa afirmou estar conversando com os movimentos e lideranças comunitárias, afim de encontrar uma solução para o caso. A prefeitura informa ainda que nenhuma decisão foi tomada e ressalva que parte da população é a favor da mudança, outra não. 
A Via Metropolitana
Com 11,2 quilômetros, a Via Metropolitana deve reduzir o tempo de deslocamento em 25% e será composta de duas faixas por sentido de tráfego e canteiro central e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento. A partir da CIA-Aeroporto, a via de contorno terá acesso com trevo e viaduto na altura do Km 18, próximo à Quinta Portuguesa, seguindo até a interligação com a BA-099, por meio de dois viadutos na região de Abrantes. 
Além de retirar o tráfego rodoviário de longa distância da área urbana de Lauro de Freitas, a Via Metropolitana incluirá ainda um novo acesso à cidade, por meio da Avenida Doutor Gerino de Souza Filho, a Rua da Adutora. Participaram do evento o vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, e os secretários estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster, de Innfraestrutura, Marcos Cavalcanti, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Protestos 'Diga Não'
Para marcar o 4º ato contra a alteração do pedágio, o movimento já programou uma manifestação para o próximo sábado (13). "Vamos esgotar as possibilidades", garantiu a vereadora Patrícia.
Para o movimento, que acompanhou a entrevista de Rui Costa no programa Se liga Bocão, há um jogo de empurra por parte do governador e um descaso com relação à causa. Através do facebook 'Movimento Pedágio NÃO', eles publicaram: "Ouçam o jogo de empurra de V.Exa. Governador Rui Costa para o Prefeito Ademar. Fica claro que o governador não está nem aí para as necessidades do Município de Camaçari, uma vez, que os "benefícios" só chegarão ao Município se for aceito o desmembramento do pedágio da BA 099 para o KM 9, uma demonstração de total descaso com as necessidades dos cidadãos e contribuintes de Camaçari em especial dos residentes em Vila de Abrantes!!! Vamos para cima deles!!!" (SIC).

OUÇA AQUI A ENTREVISTA

Publicada no dia 7 de maio de 2015, às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp