Especial

De onde vem a tradição de não comer carne vermelha na Semana Santa? Ouça podcast

Divulgação
Em entrevista ao BNews, padre Lázaro Muniz explica simbologia do feriadão da Páscoa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/04/2021, às 07h00   Victor Pinto e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das principais dúvidas a respeito da Semana Santa é de onde veio a tradição de comer apenas peixes e não carnes vermelhas durante o período. O BNews foi atrás da resposta, em entrevista com o padre Lázaro Muniz, da Paróquia Santa Cruz, do bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador.

"As tradições de não comer carne remontam às tradições judaicas de celebrar a Páscoa, de comer as ervas amargas, de comer apenas o cordeiro sem manchas. Então, ali se comia e depois se passava o tempo todo sem carne. A Igreja foi tomando todos esses elementos", explicou.

"O peixe entra nessa história porque o nome do Peixe na língua hebraica tem os mesmos caracteres do nome de Christus. Então, as iniciais do nome de Jesus Cristo estão ali também. E o peixe era o símbolo com o qual as casas dos cristãos eram marcadas. Então, comer o peixe também era um símbolo cristão", ressaltou.

Ainda na entrevista [disponível no podcast abaixo], o padre fala, entre outras coisas, do significado do feriado, do diálogo entre as religiões e da adaptação da Igreja a esse tempo de pandemia.

Ouça o podcast:

BNews · Padre analisa significado da Sexta Feira da Paixão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp