Especial

Dia do Orgulho LGBTQIA+: Entenda o significado de cada uma das letras da sigla

Arquivo/BNews
Com diversas atualizações, é comum ter dúvidas sobre o significado de cada letra  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 28/06/2021, às 11h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Se você tem mais de 30 anos ou até menos com certeza já ouviu a sequência de letras GLS. A sigla era usada nos anos 2000 para se referir a Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Um tempo depois, a nomenclatura mudou para LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero). Já nos dias de hoje a sigla passou a conter sete letras e um sinal de adição: LGBTQIA+.

Com diversas atualizações, é comum ter dúvidas sobre o significado de cada letra. Mas, antes disso é importante saber que a sigla faz parte da luta pelos direitos e inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero. 

Nesta segunda-feira, 28 de junho, dia em que é celebrado o Orgulho LGBTQIA+, que homenageia um dos episódios mais marcantes na luta pelos direitos do movimento - a Rebelião de Stonewall, em Nova York - o BNews traz um glossário com o significado de cada letra da sigla.

A abreviação inclui um grupo de pessoas que se reconhecem por uma orientação sexual (com qual ou quais gêneros você se relaciona) ou uma identidade de gênero (forma com que você se identifica socialmente) distinta do que a sociedade normatizou (orientação heterossexual e gêneros masculino e feminino).

L: lésbicas

É uma orientação sexual e diz respeito a mulheres (cisgênero ou transgênero)  que têm preferências sexuais por outras mulheres (também cis ou trans).

G: gays

É uma orientação sexual e se refere a homens (cisgênero ou transgênero) que se sentem atraídos por outros homens (também cis ou trans).

B: bissexuais

Bissexualidade também é uma orientação sexual; bissexuais são pessoas que se relacionam afetiva e sexualmente tanto com homens quanto com mulheres (inclusive homens e mulheres transgênero, que também podem ser bissexuais).

T: transexuais, travestis e transgêneros

Pessoas que não se identificam com os gêneros impostos pela sociedade, masculino ou feminino, atribuídos na hora do nascimento e que têm como base os órgãos sexuais.

Q: queer

O termo em inglês, que pode ser traduzido como "estranho", é usado para designar as pessoas que não se identificam como sendo 100% homem ou 100% mulher, mas se veem como sendo de um terceiro gênero, fluido/andrógino, com característica masculinas e femininas. A pessoa queer também não vê sua orientação sexual definida como hetero ou homossexual.

I: intersexo

Antigamente chamadas de hermafroditas, são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino. A intersexualidade descreve as pessoas que podem nascer com genitais correspondentes a um sexo, mas ter o sistema reprodutivo e os hormônios do outro. Ou podem apresentar uma anatomia sexual que não é nem masculina nem feminina — o que leva alguns intersexos a fazer a cirurgia de redesignação sexual. 

A: assexual

Os assexuais são as pessoas que não sentem atração sexual, seja pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo — o que não significa que não possam desenvolver sentimentos amorosos e afetivos por outras pessoas.

+: demais orientações sexuais e identidades de gênero

Engloba todas as outras letrinhas de LGBTT2QQIAAP, como o “P” de pansexualidade.

Pansexualidade: é uma orientação sexual que rejeita a noção de dois gêneros, o que significa que podem desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp