Esporte

Bahia sedia campeonato mundial de luta olímpica

Publicado em 07/08/2015, às 10h40   Redação Bocão News (@bocaonews)



De 11 a 16 de agosto a Bahia se transformará no centro mundial da luta olímpica. Pela primeira vez na América do Sul, o Campeonato Mundial de Wrestling Júnior vai reunir mais de 600 atletas, na faixa etária entre 18 e 20 anos, de 59 países no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Cerca de 20 mil pessoas devem desembarcar em Salvador para acompanhar o mundial. A coletiva de imprensa do evento foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), no Centro de Judô. 
A Bahia foi escolhida pela Confederação Mundial de Wrestling – organizadora do campeonato – por ter oferecido as melhores condições para a realização do evento durante a defesa da candidatura na cidade polonesa de Walzbrych, em março deste ano. Concorreram também importantes cidades do mundo, como Lausanne, na Suíça; Sofia, na Bulgária; além das capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. 
O governador Rui Costa destacou a responsabilidade de a Bahia sediar um campeonato esportivo tão importante. "A Bahia se sente honrada em sediar um evento esportivo desse porte, que será divulgado para o mundo inteiro. Trata-se da modalidade mais antiga de disputa de luta olímpica, que agora ganhou duas versões nas olimpíadas (greco-romana e estilo livre). Vamos receber com muito carinho, com muita atenção e responsabilidade toda a equipe técnica e os jornalistas esportivos do mundo inteiro que vêm cobrir este evento".
Na avaliação do titular da Secretaria Estadual de Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, "a competição representa mais um presente do Governo da Bahia aos desportistas baianos, aliás, aos desportistas do continente, pelo ineditismo da realização".
Esporte nas escolas
Ainda como parte integrante do mundial, atividades esportivas, inclusive com a presença de lutadores de Wrestling, serão realizadas em cerca de 50 escolas estaduais e municipais de Salvador e região metropolitana. Durante os dias 12, 13 e 14, aproximadamente oito mil estudantes vão ter a oportunidade de ampliar o contato com o esporte e perceber como ele pode influenciar na melhoria do ambiente escolar. Esses jovens também serão levados, nos dias 15 e 16, para acompanhar de perto as competições internacionais no Centro Pan-Americano de Judô.
O Centro
O Centro Pan-Americano de Judô foi inaugurado pelo Governo da Bahia em julho de 2014. A estrutura ocupa uma área de 20 mil metros quadrados e possui ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição, com capacidade para cerca de duas mil pessoas, centro de preparação e recuperação física de atletas.
O equipamento dispõe de área de estacionamento com 325 vagas, estrutura administrativa com restaurante, museu do judô, centro de capacitação profissional, auditório para 200 pessoas, sala vip, centro de treinamento, alojamento com dez suítes, 12 dormitórios duplos, oito quádruplos, sala de jogos, piscina, quadra poliesportiva e pista de corrida de 100 metros com quatro raias para aquecimento dos atletas.
Seleção brasileira
A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) definiu que 24 atletas vão representar o país nessa competição. Cada um dos estilos da luta olímpica (greco-romano, livre feminino e livre masculino) terá oito categorias de peso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp