Esporte

Edmundo tem mandado de prisão expedido no Rio

Publicado em 14/06/2011, às 22h28   Lancenet


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro (VEP) determinou nesta terça-feira a expedição de mandado de prisão contra o ex-jogador Edmundo. O atual comentarista foi pivô de acidente automobilístico em 1995, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Na ocasião, o carro dirigido pelo Animal colidiu com outro, provocando a morte de três pessoas; outras três ficaram feridas.
Edmundo foi condenado em março de 1999 a quatro anos e meio de prisão. Ele ficou detido por um dia, mas foi solto em seguida.
O juiz emitiu o mandado após rejeitar o pedido de prescrição da pena feito pela defesa de Edmundo em 2009. Segundo explicou Carlos Eduardo ao LANCENET!, a condenação prescreveria apenas em outubro de 2011 – 12 anos após ser decretada a prisão do ex-jogador.
COM A PALAVRA: Carlos Eduardo de Figueiredo
Juiz responsável pelo mandado


"Tendência é que possa sair para o trabalho'
O crime prescreveria em 12 anos. O que acontece é que
o tempo da prescrição é interrompido a partir de alguns
acontecimentos. Assim está escrito no Código Penal. Por
exemplo, ele foi detido em 1999, mas foi solto em seguida.
Pela lei, o tempo passa a ser recontado a partir daí, o que
esticaria a data limite da prescrição para outubro de 2011.
Ele tem de ser imediatamente detido, mas ainda cabe
recurso a ser apreciado por algum desembargador. Se for
decidido que houve prescrição, a questão estará encerrada.
Agora, ele ficaria solto na unidade, e, provavelmente
liberado para trabalhar. É a tendência".
Agora, o ex-atacante será conduzido a uma unidade prisional. O caso, no entanto, ainda poderá ter seus desdobramentos, pois ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Advogado de Edmundo, Arthur Lavigne não foi encontrado para comentar a situação do cliente.
Como exerce função de comentarista da TV Bandeirantes, Edmundo poderá solicitar à Vara de Execuções Penais que possa exercer normalmente suas atividades.
De acordo com Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, a tendência é de que o pedido seja aceito, já que a ressocialização do detento é uma das prioridades da VEP.
Entenda o caso:
1995 - Acidente
Na madrugada de 2 de dezembro, Edmundo dirigia sua Cherokee na Lagoa, Zona Sul do Rio, quando se envolveu em acidente. Três pessoas morreram: Carlos Frederico Pontes, de 24 anos, e Alessandra Cristini Pericier Perrota, 20, que estavam no outro carro; e Joana Maria Martins Couto, 16, que acompanhava o jogador. Outros três passageiros ficaram feridos.
1999 - Condenação
Em março, a 17 Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) considerou o atacante culpado por lesões corporais a três pessoas e como autor de homicídio culposo de outras três. Edmundo foi condenado a quatro anos e meio de prisão, em regime semi-aberto.
1999 - Recurso
A defesa recorreu da sentença. No entanto, em outubro do mesmo ano, a 6 Câmara Criminal do TJ-RJ manteve decisão anterior. Edmundo passou uma noite na prisão, mas foi solto no dia seguinte após a obtenção de um habeas corpus.
2009 - Prescrição
Quando um dos recursos corriam no Superior Tribunal Federal (STF), a defesa de Edmundo entrou com pedido de prescrição da sentença, já que se passara mais de oito anos da condenação. Ontem, foi negado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp