Esporte

João Havelange é internado com pneumonia em hospital do Rio

Publicado em 03/07/2016, às 10h17   Folhapress



Ex-presidente da Fifa, João Havelange está internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio.
Ele se recupera de uma pneumonia. De acordo com o boletim médico, o estado de saúde do paciente é estável apresentando melhora gradativa. O hospital não informou o dia exato da internação do cartola. Amigos disseram que ele deu entrada no hospital no início da semana, também sem precisar a data.
Em maio, o dirigente completou 100 anos. Havelange optou por uma comemoração discreta, apenas cercado de poucos amigos e familiares no seu apartamento em Ipanema.

Ele não compareceu nem à missa celebrada em sua homenagem. O governador interino do Rio, Francisco Dornelles, o presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Carlos Arthur Nuzman, e Carlos Alberto Parreira foram na cerimônia. Atualmente, ele caminha com dificuldade e precisa de acompanhante para deixar sua casa. O ex-presidente da Fifa já foi internado no Rio pelo menos quatro vezes desde 2012. 

Havelange presidiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF) entre 1956 a 1974, período em que a seleção brasileira conquistou seus três primeiros títulos mundiais. No mesmo ano, assumiu a presidência da Fifa. Permaneceu no cargo por 24 anos e só saiu em 1998 para, então, se tornar presidente de honra da entidade.

Desde 2011, Havelange optou por se afastar da vida pública após autoridades começarem a revelar oficialmente sua relação com o escândalo da ISL, antiga empresa de marketing da Fifa acusada de repassar propinas a cartolas.

Por consequência, deixou de ser membro do conselho executivo do Comitê Organizador da Rio-2016. Ainda é membro nato do COB (Comitê Olímpico do Brasil). A Justiça da Suíça revelou que ele e Ricardo Teixeira, seu ex-genro e então presidente da CBF, receberam propinas milionárias em vendas de direitos de mídia de competições da Fifa. Foram cerca de R$ 45 milhões, divididos com Teixeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp