Esporte

Guto Ferreira valoriza o Altos (PI) e teme calor e campo em Teresina

Publicado em 11/02/2017, às 06h01   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Vencer o Altos (PI) no próximo domingo (12), pela Copa do Nordeste, em Teresina, não será tarefa fácil para o Bahia. O Tricolor terá que superar o calor, as condições do campo, mas também o adversário.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (10), o técnico Guto Ferreira valorizou o time piauiense e seu treinador.
"O que as pessoas talvez não saibam ou não tenham parado para pensar é que (o bom momento do adversário) começa pelo seu treinador, com grandes resultados no futebol do Nordeste, o Francisco Diá, que montou o Campinense e já foi campeão da Copa do Nordeste. É um cara que eu tive o privilégio de conhecer no Mogi Mirim e sempre que acompanho a carreira dele, com resultados expressivos, surgindo jogadores com talento. E voltou a surpreender. Estava conversando com jogadores nossos. Em quatro jogos, eles ganharam dois e empataram dois. Não perderam ainda. Eles têm as suas virtudes, como o Bahia tem, todos têm. Cabe a nós primeiro nos adaptarmos ao campo, ao clima, que é bem mais quente que aqui. Aqui tem a brisa para aliviar. Lá não tem coisa nenhuma. Lá tem o maçarico para aliviar. Não estou colocando desculpa, até porque o nosso objetivo é chegar lá e jogar pelo triunfo. Nós temos que nos precaver, explorar as deficiências para que a gente possa conseguir mais um resultado positivo", disse.
Já sobre o forte calor na Capital do Piauí, o treinador garantiu que atrapalha, principalmente por não ter ventilação nos vestiários do estádio. "Isso, infelizmente, acontece em vários estádios do país. O vestiário que deveria ser um abrigo para amenizar algumas coisas que acontecem dentro do campo, acaba sendo uma arma contra. Falta ventilação, ar condicionado, alguma coisa para dar uma quebra. Essa situação dos ventiladores a gente vai ter que ver, comprar uma bateria e botar uns quinze ventiladores para amenizar um pouco. Deus queira que, de repente, resolva amenizar no domingo, dar uma trégua. Aí, ao invés de fazer 40ºC, faz 37ºC. Não tem por onde fugir, né?".
Por fim, Guto finalmente comentou sobre Maikon Leite e não poupou elogios ao novo contratado. "Foi uma pergunta feita há dez dias. Uma característica muito importante, que com essa intensidade a gente não tinha no grupo. Com a maturidade que tem, a qualidade que tem. Logicamente precisamos colocá-lo no ritmo do futebol brasileiro, estruturamos ele para o nível de competição do futebol brasileiro, ele estava um ano fora. Isso pode passar por um processo de adaptação. Ele pode dar respostas imediatas ou pode demorar um pouquinho. Importante é que a capacidade que ele tem, bem direcionada, pode nos ajudar muito a quebrar as linhas e criar situações de gol, que é o que a gente quer. Quando tem jogador extremamente rápido, ele vai começar a chamar muita a atenção, o time tende a ter jogadas específicas para que ele possa criar situações. Mais que goleador, ele é um grande assistente. O que pode facilitar muito o trabalho dos nossos finalizadores. Ele costuma fazer gols, finaliza bem, mas mais do que isso, ele é um grande assistente. Por causa dessa situação de velocidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp