Esporte

Após vexame na Copa do Brasil, grupo de oposição critica presidente do Bahia

Publicado em 12/03/2017, às 15h00   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Acumulando mais uma eliminação precoce na Copa do Brasil em seu terceiro e último ano de mandato como presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana foi duramente criticado pelo grupo de oposição ‘Integridade Tricolor’.
Em nota publicada neste sábado (11), o grupo composto por sócios, conselheiros e torcedores tricolores questionaram as decisões tomadas por Sant’Ana à frente do clube, destacando as cobranças que o atual presidente fazia quando atuava como jornalista, mas que acabou repetindo na atual gestão.
Confira a nota na íntegra:
A TORCIDA DO ESPORTE CLUBE BAHIA MERECE MAIS !!!
Reflexões de grupo de sócios, conselheiros e torcedores tricolores!
Chegado o mês de março, após dois meses de partidas disputadas pelo nosso esquadrão, a preocupação e apreensão com os rumos do futebol, que encontrava-se latente, transformou-se na constatação da mais dura realidade, na visão de considerável parcela de sócios e torcedores.
A situação financeira do clube, divulgada pela atual gestão, acenava para a montagem – em 2017 – de elenco qualificado, aproveitando peças do ano de 2016 e reforçando as posições em que a carência mostrou-se gritante.
A torcida ansiava por “jogadores prontos”, assim entendidos aqueles que chegariam para serem titulares e resolveriam as nossas claras deficiências em campo, enfim, ansiávamos por apresentações dignas para nossa imensa e apaixonada torcida.
Infelizmente, não foi o que ocorreu. Juninho, por exemplo, principal peça do acesso à Série A, vem sendo – inexplicavelmente – deixado de lado. Armero, Diego Rosa, Gustavo, Zé Rafael, dentre outros contratados, a exemplo de Cajá, não demonstraram – em campo – a qualidade e empenhos necessários para serem titulares na Série A.
Em aderência à máxima de que “contra fatos não há argumentos”, a quantidade de jogadores contratados ao longo desta gestão é assustadora! Foram 59 (cinquenta e nove) jogadores em dois anos e três meses, estabelecendo média de um time por semestre! Isso mesmo, jogadores em profusão, com qualidade discutível, perfazendo um time inteiro por semestre!!!
As finanças do clube não comportam tantos equívocos nos procedimentos de contratação …
O principal gestor do clube, via twitter, em 2014, ainda jornalista, questionava veementemente a quantidade de contratações realizadas naquela época, assim como a estratégia de técnicos que faziam o time jogar na retranca, pois, segundo ele, enxergavam o Bahia como “pequeno” e precisavam se proteger contra os considerados “grandes”. Parece que o jornalista estava profetizando o Bahia que agora encontra-se sob a sua responsabilidade e gestão.
A tão defendida e divulgada estratégia, denominada de “rodízio”, faz-se necessário enfatizar, não se configura como tal. Rodízio seria a mudança de peças pontuais no time, ao longo dos jogos. Mas, o que vem acontecendo é – precisamente – a utilização do time reserva no Campeonato Baiano e do titular nas Copas do Nordeste e do Brasil.
E por falar em Copa do Brasil, a eliminação precoce contra o Paraná repete outro frequente insucesso desta gestão no torneio: eliminação precoce na terceira fase – em 2015, na segunda fase – em 2016 e, novamente, na segunda fase – agora em 2017!!!
Logo a Copa do Brasil, que “vinha” sendo considerada como prioridade da atual gestão do Bahia. O que esperar, então, do Campeonato Baiano, tão pouco privilegiado? O histórico, inclusive, acena para mais um insucesso, pois de doze torneios disputados, desde 2015, não logramos êxito em onze, conquistando – apenas – o Titulo Baiano naquele ano. É muito pouco para um clube como o Bahia! A torcida merece mais futebol …
A repetição dos erros, ano a ano, deixa claro e patente que não houve planejamento adequado para o futebol no clube. A demissão do Diretor de Futebol, no dia de reapresentação do elenco, em 04/01/2017, pode ser ressonância da forma amadora e imediatista com a qual vem sendo conduzido o futebol tricolor.
A experiência, maturidade e vivência em futebol, assim como na administração e gestão de empresas e agremiações esportivas, são atributos essenciais para enfrentar os desafios que se apresentam aos clubes nos dias de hoje, principalmente em se tratando de Série A, na qual o nosso Bahia enfrentará outros grandes clubes do futebol brasileiro. O que – efetivamente – nos aguarda?
Ainda há tempo para que seja estabelecida a necessária reviravolta, possibilitando e oportunizando o alcance do sucesso que todos – sócios, torcedores, conselheiros e dirigentes – desejam neste ano!!!!
INTEGRIDADE TRICOLOR
A VOZ DO CAMPEÃO

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp