Esporte

Vitória contrata serviços de ex-analista do clube demitido após chegada de Mancini

Maurícia da Matta / EC Vitória
Ricardo David alegou que ao chegar no Leão não encontrou nenhuma base de dados de atletas no Centro de Inteligência do clube  |   Bnews - Divulgação Maurícia da Matta / EC Vitória

Publicado em 08/05/2018, às 17h33   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória, realizada na noite desta segunda-feira (7), o atual presidente do clube, Ricardo David, informou aos conselheiros que contratou os serviços da empresa "DataPlayer - Análise de Mercado no Futebol", que pertence à Fernando Santana Ziskind, também conhecido como Fernandinho, o qual foi chefe do Centro de Inteligência do Leão e estava no clube desde 2015, até ser demitido após a chegada do técnico Vagner Mancini, no dia 25 de julho de 2017.

Ricardo David alegou que ao chegar no Leão não encontrou nenhuma base de dados de atletas no Centro de Inteligência do clube, setor responsável por buscar jogadores para o time profissional e divisão de base também, além de analisar os jogos do Vitória e dos seus adversários, como também os treinamentos do time rubro-negro.

O fato é no mínimo estranho. No dia 19 de julho do ano passado, o clube apresentou o "Centro de Inteligência" à torcida (Relembre Aqui). Os diretores que passaram pelo clube com a janela de 2017 aberta (Sinval Vieira e Petkovic) chegaram a revelar em entrevistas coletivas que o setor estava analisando dezenas de jogadores e até treinadores também. A dúvida agora é saber quem apagou ou levou toda a base de dados construída pelos profissionais desde quando foi implementado o CEXPE (Centro de Excelência e Performance) no Esporte Clube Vitória, em outubro 2015 (Relembre Aqui), ainda na gestão de Raimundo Viana.

A "DataPlayer - Análise de Mercado no Futebol", empresa de Fernandinho, foi contratada pelo atual presidente do Leão, Ricardo David, para fornecer informações de jogadores do futebol nacional e internacional e ajudar o atual diretor de futebol, Erasmo Damiani, na busca por contratações. Ou seja, para ter uma base de dados que "sumiu" do clube.

Fernando Santana Ziskind começou "pra valer" a sua trajetória de analista de mercado no próprio Vitória, em 2015. Antes disso ele chegou a trabalhar com análise de desempenho e scout na MRE Soluções/Scoutonline, em 2008. Fernandinho era técnico e auxiliar-técnico de futebol de algumas categorias de base, passando por clubes como: Deportivo Brasil-SP, FC Golden State-EUA, Mogi Mirim-SP, etc.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp