Esporte

BaVi do 7 a 3 completa 5 anos e de lá pra cá média de gols é quatro vezes menor

Reprodução
A partida histórica decidiu o Campeonato Baiano de 2013 conquistado pelo Vitória   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/05/2018, às 18h42   Tiago Di Araujo



O dia 12 de maio de 2013 entrou para história do futebol baiano, principalmente para torcida do Vitória. Em jogo realizado na recém-inaugurada Arena Fonte Nova, o Rubro-Negro aplicou no Bahia uma das maiores goleadas do clássico BaVi, um surpreendente 7 a 3. A partida foi a primeira das finais do Campeonato Baiano daquele ano, conquistado pelo Leão no jogo de volta, no Barradão, com o empate de 1 a 1.

Hoje, na data em que a goleada histórica completa cinco anos, a média de gols nos clássicos caiu bruscamente e nada parecido com aquilo, para nenhum dos lados, aconteceu nos últimos 25 confrontos. De lá pra cá, até o dia 1º de abril, quando o Bahia conquistou o Campeonato Baiano 2018, apenas 54 gols foram marcados por ambas as equipes, o que gera uma média de pouco mais de 2 gols por jogo, bem diferente dos 10 marcados naquela partida. 

Os placares mais elásticos nesses cinco anos foram aplicados pelo Vitória, ambos em 2015. Em 4 de julho, o Leão venceu o Tricolor por 4 a 1, no Barradão, por 3 a 1, na Fonte Nova três meses depois, no dia 3 de outubro. Os dois jogos foram realizados pelo Campeonato Brasileiro da série B. 

Em 18 de fevereiro deste ano, o Esquadrão conquistou um triunfo por 3 a 0 diante do rival, placar declarado com base no regulamento do Campeonato Baiano. Naquela partida, válida pela 6ª rodada da competição, o Rubro-Negro teve cinco jogadores expulsos após uma confusão generalizada e não teve como continuar em campo. Com a bola rolando, apenas dois gols foram marcados, sendo um para cada lado. 

Mas, se o Vitória tem a "vantagem" em relação aos maiores placares desde 2013, o Bahia colocou mais triunfos na conta. Dos últimos 25 jogos, o Tricolor venceu nove contra apenas sete do Leão, sendo que os últimos três jogos vencidos pelo Esquadrão garantiram o título baiano deste ano. Os outros nove confrontos terminaram em empate. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp