Esporte

J.Hawilla, delator do escândalo da Fifa, morre em São Paulo

Folhapress
Empresário tinha 74 anos e estava internado com problemas respiratórios  |   Bnews - Divulgação Folhapress

Publicado em 25/05/2018, às 10h30   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Principal delator do escândalo de corrupção da compra de direitos de transmissão de direitos esportivos, que culminou com a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o empresário J. Hawilla morreu nesta sexta-feira em São Paulo, aos 74 anos.

Ele estava internado desde a última segunda-feira, no Hospital Sirio-Libanês. Estava com problemas respiratórios.

Hawilla foi autorizado para retornar ao Brasil em fevereiro, por causa de seus problemas de saúde.

Após fazer um acordo de delação com a Justiça americana, no qual pagou US$ 151 milhões (R$ 551 milhões), Hawilla aguardava a divulgação de sua sentença.

Ele negociava com a Justiça americana que não tivesse que voltar mais aos Estados Unidos.

Em 16 de março, o procurador Richard Donoghue pediu à juíza Pamela Chen, responsável pelo caso, que a sentença de Hawilla fosse adiada para 2 de outubro. O prazo inicial era 23 de abril.

Hawilla teve câncer na garganta e sofria com problemas pulmonares. Há duas semanas, durante um voo de São Paulo para Rio Preto, sua cidade natal, passou mal. Para amigos, disse que chegou a pensar que morreria dentro do avião.

ESQUEMA DE PROPINA
Hawilla era colaborador na investigação sobre o esquema de pagamento de propina na Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Ele colaborava com as investigações do FBI desde 2013.

O empresário confessou ter pago suborno para o paraguaio Nicolas Lez (ex-presidente da Conmebol), o argentino Julio Grondona (ex-presidente da Associação de Futebol Argentino, morto em 2014) e Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF).

Hawilla era proprietário da TV TEM, emissora que engloba quatro retransmissoras da Rede Globo, no interior de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp