Esporte

Justiça Federal deve pedir documentos sobre suborno contra Ricardo Teixeira

Publicado em 26/09/2011, às 22h43   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O pedido de investigação contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, foi aceito, nesta segunda-feira (26), pelo procurador da República ,Marcelo Freire, que enviará à Polícia Federal, ainda esta semana, uma solicitação de inquérito contra Teixeira, por suspeitas de remessa ilegal de dinheiro.

 Apesar de não conceder entrevista, Freire confirmou que o pedido oficial deverá ser enviado à superintendência da PF, no Rio de Janeiro. Como parte da apuração, todos os documentos mantidos pela Justiça suíça contra Teixeira, por suposto suborno, poderão ser requisitados pelos investigadores brasileiros para ajudar a esclarecer as denúncias contra o dirigente e agente oficial da Fifa.

O procurador da República conhece bem Ricardo Teixeira, desde as investigações realizadas durante a CPI do futebol entre 2000 e 2002. Freire, na oportunidade, chegou a abrir processo contra Teixeira, mas os casos pararam na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Na apuração feita pelo Senado, aparecem empréstimos contraídos pela CBF,  no valor de U$ 36 milhões.

Parte desse dinheiro veio do Delta Bank, que era dirigido por empresários brasileiros ligados a Teixeira,  no Brasil. O empréstimo à CBF trouxe também o nome do homem que aceitou o desafio de ser o avalista da operação internacional: era o mesmo Ricardo Teixeira, que assinava como tomador, fiador e pagador de supostos juros de cerca de 50% ao ano. Nos anos 2000, a taxa de juro básica não chegava a 2% por cento ao no, nos Estados Unidos.

O pedido de investigação criminal de 2001 foi feito junto à Procuradoria Geral da República, em Brasília, em julho. Depois de análise feita pelo Grupo de Trabalho que reúne procuradores federais, representantes das 12 sedes da Copa 2014, decidiu-se pelo envio da petição ao Rio de Janeiro, cidade onde reside o presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp