Esporte

Enderson enaltece triunfo em casa, mas mantém "pés no chão" sobre Libertadores: "Não dá para iludir"

Rafael Machado/Galáticos Online
O próximo adversário do Bahia é seu arquirrival, o Vitória. Enderson explicou como vai ser a preparação da equipe para partida  |   Bnews - Divulgação Rafael Machado/Galáticos Online

Publicado em 04/11/2018, às 21h37   Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

O Bahia quebrou um tabu de longos anos após vencer a Chapecoense na Arena Fonte Nova, neste domingo (4). O Tricolor ainda não havia vencido a Chape em jogos oficiais, ao todo, cinco partidas (três derrotas e dois empates). Com o resultado, o Bahia respira no Brasileirão e abre seis pontos para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Vitória.
Apesar do triunfo, o time baiano desperdiçou diversas chances de gol, principalmente com Edigar Junio. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Enderson Moreira reconheceu que a equipe teve boas oportunidades de abrir o placar, mas destacou a dificuldade da partida.
"Não é nossa equipe que tem dificuldade. Qualquer equipe no Brasil que jogue contra uma equipe recuada tem dificuldade. Hoje tivemos boas oportunidades de sair na frente do placar logo no início. A gente não pode achar que nossos atletas são máquinas e vão trabalhar no melhor rendimento possível em todos os jogos. A gente sabia que era um jogo difícil. Importantíssimos os três pontos. Não nos garante absolutamente nada, vamos continuar com os pés no chão. A gente sabe o que nos espera pela frente - disse Enderson".
Com a situação contra o Z-4 perto de ser resolvida, o Bahia começa a olhar para cima na tabela de classificação. Segundo o comandante, o objetivo é encostar no Atlético-MG, clube que abre a zona de classificação para a Libertadores, é de seis pontos.
"Sinceramente, acho que a gente tem um primeiro compromisso que é sair lá de trás. Seis pontos é vantagem, mas não é vantagem determinante. A gente precisa continuar firme. Não gosto de pensar duelo que não posso controlar. Se tivesse uma distância que tivesse controle sobre meus confrontos... Atlético-MG está com 46. Não dá para ficar iludindo o torcedor. Vamos trabalhar para ter a melhor pontuação. Uma coisa de cada vez", disse o técnico tricolor.
O próximo adversário do Bahia é seu arquirrival, o Vitória. Enderson explicou como vai ser a preparação da equipe para partida.
"Semana nossa é principalmente de recuperar nossos atletas. Nosso pensamento é recuperar completamente nossos atletas. Se seguro qualquer atleta, poderia passar imagem que estava poupando. A gente não poupa jogador nenhum. A gente tem tentando de todas as maneiras fazer algumas mexidas quando percebe que o atleta está decaindo muito. A gente respeita muito nosso rival e sabe muito bem a dificuldade de jogar lá. Vamos nos preparar da melhor forma. Que a gente possa passar uma imagem para todo mundo que o jogo tem que ser feito dento de campo. Queremos que possa ser uma partida limpa, bem jogada e que o melhor possa conquistar o triunfo".
O treinador também falou sobre a homenagem do time para o novembro negro. "Têm coisas que são muito positivas. O que me entristece ainda hoje é a gente ter o tipo de comportamento de voltar atrás para poder recuperar uma situação que é terrível para nós. Acima de tudo, temos que respeitar sempre os seres humanos, independentemente de cor, de raça, condição social, sexo, de qualquer forma. Acho que tem que respeitar o ser humano acima de tudo. É uma homenagem que a gente não pode esquecer o que esse povo sofreu e continua sofrendo. Os negros conseguiram fazer coisas que a gente não tem a mínima ideia. O que a gente espera para o país, em um futuro breve, é que a gente possa não discutir mais sobre essas coisas, que as coisas possam ser de uma maneira natural. Acho que é uma homenagem fantástica".
Para finalizar, o técnico explicou o motivo da Substituição do zagueiro Lucas Fonseca, no intervalo de jogo. "Ele não conseguiu voltar no segundo tempo. Você acha que qualquer treinador mexe no zagueiro se ele não tiver nenhum problema? Ele infelizmente não conseguiu voltar em função do desgaste".
Com 40 pontos, o Tricolor ocupa a 11 ª colocação do certame nacional. Os comandados de Enderson Moreira voltam a campo no próximo domingo (11), contra o Vitória, no Barradão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp