Esporte

Bahia tenta quebrar tabu neste domingo

Imagem Bahia tenta quebrar tabu neste domingo

O tricolor não vence o Coxa na primeira divisão há 26 anos

Publicado em 16/10/2011, às 09h51        Galáticos On Line

O Bahia ainda não ganhou fora de casa desde que Joel Santana assumiu o time. Também nunca venceu neste Brasileiro sem o seu capitão Titi, que cumpre suspensão automática. De quebra, não conhece o gostinho de um triunfo sobre o Coritiba há 12 anos no geral, e há 26 anos pela Série A.

Neste domingo, a o Tricolor terá a chance de quebrar todos estes tabus de uma só vez e, assim fazendo, passar a almejar algo mais no Brasileiro que não seja apenas a luta contra o rebaixamento.

Com 35 pontos ganhos, o Bahia é o 14º colocado e não perde a posição, ganhando ou perdendo. Mas uma vitória leva o Tricolor a encostar em clubes que ainda sonham com uma vaga na Libertadores, como é o caso do Coxa, 10º colocado, com 40 pontos.

Derrotar o time alviverde em seus domínios, no entanto, é uma das tarefas mais difícies não só para o Bahia, mas para qualquer adversário.

Neste domingo, a equipe comandada por Marcelo Oliveira busca sua quinta vitória seguida dentro do Couto Pereira. O Coritiba é dono da terceira melhor campanha como anfitrião, com 71,4% de aproveitamento.

O último triunfo tricolor ocorreu em abril de 1989, por 3 a 0, pela Copa do Brasil. Na Série A do Brasileiro o jejum perdura desde 1985: 2 a 1 para o Bahia, em pleno Couto Pereira e justamente no campeonato em que o Coxa conquistaria seu primeiro e único título brasileiro.

Este ano, as duas equipes empataram por 0 a 0 no jogo de ida, em Pituaçu. Antes disso, a última vez em que haviam se encontrado pela divisão de eleite do Nacional foi em 2003 e o Coxa levou a melhor, vencendo por 3 a 2 em casa.

No lugar de Titi, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, Joel Santana, escalou Danny Morais. Carlos Alberto, contundido, também não viajou para a capital parananense e segue fora da equipe.

O Coxa também tem dois importantes desfalques: o volante Léo Gago, suspenso, e o meia Tcheco, lesionado.

CORITIBA x BAHIA

Campeonato Brasileiro - 30ª rodada

Data: 16/10/2011 (domingo)

Local: Couto Pereira, em Curitiba-PR

Horário: 18 horas

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas e Rafael Alves (trio do RS)

Coritiba

Vanderlei, Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Gil, Davi (Everton Costa) e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira

Bahia

Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder e Maranhão; Jones e Souza.
Técnico: Joel Santana

Classificação Indicativa: Livre