Esporte

Radialistas de Jequié repudiam acusações de cronista sobre o exercício ilegal da profissão

Reprodução
Grupo emitiu nota na manhã desta quarta-feira (13)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/03/2019, às 12h36   Redação Galáticos Online



Nesta quarta-feira (13), radialistas de Jequié se juntaram e publicaram uma nota de reúpudio contra as declarações e acusações gratuitas que foram publicadas em um grupo de WhatsApp. Na mensagem, um cronista de Salvador ligado a FBF (Federação Bahiana de Futebol) acusa parte da imprensa da cidade de receber jabar do pastor Márcio em troca de "ser bem falado" pelos radialistas nos programas esportivos.

"Gostaria de pedir um favor a quem faz parte deste grupo e que conheça o “Pastor” Márcio, né?, o que “trabalhou” no Jequié, ano passado.  Que não me ligue, pois não tenho o que conversar sobre os meus pontos de vistas como RADIALISTA. Ele tem pedido o meu telefone para o amigo Eduardo Bahia, e eu já lhe disse que “por favor, não passe o meu telefone”. Eu não tenho o que conversar com esse senhor, que para ser bem falado por parte da imprensa de Jequié, utiliza de critérios dos quais sinto náuseas. Pior ainda é quem aceita. Haja viúvas!!!!!!", escreveu o cronista em um grupo de mensagens instantanêas.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De imediato, as acusações não foram bem recebidas pelos profissionais de imprensa de Jequeié. Confira, na integra, a nota divulgada:

Nas últimas semanas, de forma genérica, a imprensa esportiva da cidade de Jequié tem sido injustamente atacada por dirigentes e alguns outros cronistas. São graves as acusações e a Equipe Bola de Ouro, maior representante do setor atacado, vem à público se manifestar em defesa da liberdade de expressão.

Não começamos agora a cobrir a Associação Desportiva Jequié, o fazemos desde a época das "vacas magras". Acompanhamos todas as campanhas - das razoáveis às fracassadas - desde a volta da equipe em 2011. Fomos, através do nosso comentarista, parte importante no retorno do time ao cenário esportivo baiano.

Nestes 8 anos de participação nos certames estaduais, não houve sequer um jogo oficial sem nossa cobertura através do rádio e das nossas plataformas digitais. Em 2019, inclusive, na Rádio Povo FM, fomos a única equipe a acompanhar pessoalmente, in loco, todos os jogos do Jequié.

Não admitiremos, de forma alguma, o recebimento de acusações levianas que, para além de não terem nexo algum com a realidade, buscam terceirizar a culpa de resultados ruins obtidos em campo.

O exercício da crônica esportiva exige de nós imparcialidade analítica, porém - contrariando o argumento de que torcemos contra a equipe -, nossa equipe é composta por torcedores fiéis da ADJ, formada por homens que choraram com o retorno do time à elite do futebol estadual em 2017, da mesma forma que se entristeceram com os resultados ruins. Ademais, não somos idiotas, por óbvio preferimos a equipe na primeira divisão, o que garante a continuidade do nosso trabalho.

Nossa opinião é firme, não está à venda. A afirmação pública de que recebemos vantagens, benesses ou dinheiro para direcionar críticas e/ou elogiar a "A ou B", mostram o desespero, despreparo e o amadorismo de quem acusa, e acusa sem provas.

Nós, no entanto, nunca dissemos inverdades em nossos comentários, notas ou editoriais. Sempre cumprimos com nosso papel de informar, e exercemos o nosso direito de criticar o que não achamos correto. Mesmo taxados como "vilões" por uma diretoria incompetente, nunca "abandonamos o barco" em respeito ao torcedor/ouvinte/leitor, nossa maior razão de ser.

Não somos defensores de um gestor em específico, mas diferentemente dos que se fingem de cegos, preferimos enxergar. Contra fatos e contra números não existem argumentos; a 'gestão municipal' do futebol de Jequié se mostrou fraca e ineficiente. Não custa lembrar que a campanha vitoriosa de 2017, apesar de ter a colaboração dos dirigentes locais, só se tornou possível graças à terceirização da gestão do futebol. Antes disso, o que existia era uma coleção de fracassos.

Não somos ingratos, não viraremos as costas a quem sempre nos tratou com respeito e consideração. A amizade vale muito para nós. Ela não interfere, porém, em nossa opinião. Fomos os primeiros a criticar as incapacidades evolutivas do Jequié em 2018, que culminaram com a perda da vaga na Série D; não deixaremos de elogiar, todavia, o comportamento diretivo e profissional que existia à época. Entendam: não é pelo gestor, é pela gestão.

Não nos intimidaremos e continuaremos a fazer o nosso trabalho. Conhecemos do assunto, nunca nos esquivaremos da responsabilidade de apontar as falhas e informando, contribuir para a construção da melhoria do clube. Se a nota soou pedante, pedimos perdão somente aos ouvintes e leitores que em nada tem a ver com essa confusão, não aos que nos acusam, considerando que estes não são/dão exemplos de humildade.

De um modo geral, finalizamos dizendo que - ao contrário dos nossos acusadores - não nos importamos com as críticas e levamos as mesmas como ensinamentos que propiciam melhoras. Não aceitamos, porém, ataques infundados vindos de irresponsáveis que buscam terceirizar falhas próprias e desmoralizar uma equipe que há tantos anos trabalha por amor ao esporte de Jequié. A ADJ permanecerá, nós passaremos e, ainda bem, vocês também!

Equipe Bola de Ouro"

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)