Esporte

Árbitro do jogo Botafogo e Bahia pode ser punido

Publicado em 19/11/2011, às 17h19   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, a partir das 17h, será dado início a um novo desdobramento da partida entre Botafogo e Bahia, realizada pelo Campeonato Brasileiro. Devido a denúncia da Procuradoria, o árbitro Francisco Carlos Nascimento estará sendo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a problemas encontrados no relato da súmula no duelo ocorrido no último dia 8 de outubro, na partida que terminou empatada por 2 a 2.Esta será a segunda vez que resquícios deste jogo estarão frente ao STJD.

Na primeira oportunidade, no dia 19 de outubro, a Terceira Comissão Disciplinar considerou inepta a súmula, impossibilitando o julgamento dos indiciados. Pela decisão dos auditores, o volante Helder, do Bahia, expulso no duelo, acabou absolvido devido a falha do árbitro na hora de assinalar a súmula. Já por prova de vídeo, o goleiro Marcelo Lomba, também do time baiano, foi advertido e o meia Elkeson, do Botafogo, terminou absolvido.

De acordo com o Procurador Wanderley Rebello Filho, a "súmula é instrumento fundamental para o bom andamento da Justiça Desportiva, não podendo ser elaborada com descaso ou falta de atenção pelo árbitro (...). Aqui, foram denunciados inocentes, e envolvidos em agressões não foram denunciados, em razão das omissões e equívocos cometidos pelo árbitro ao preencher a súmula".

Com base no artigo 266 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado", a pena para o árbitro Francisco Carlos Nascimento, em caso de suspensão, poderá variar entre 30 a 360 dias, cumulada ou não com multa de R$ 100 a R$ 1 mil

As informações são do repórter Tiago Viana do site Justiça Desportiva

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp