Esporte

Da dupla Ba-Vi ao ano histórico do Flamengo: a retrospectiva esportiva de 2019 em dez notícias do BNews

Montagem
Brasil volta a conquistar a Copa América; Rússia banida de competições esportivas  |   Bnews - Divulgação Montagem

Publicado em 25/12/2019, às 06h00   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Após relembrarmos os principais fatos do entretenimento em 2019, a retrospectiva do BNews chega à editoria de Esportes. Em dez notícias publicadas no site ao longo do ano, relembre acontecimentos que marcaram o ano esportivo. 

Avião que levava atacante argentino Emiliano Sala para o País de Gales desaparece


Divulgação

Um dos principais destaques do noticiário esportivo no início do ano, infelizmente, foi uma notícia triste. O avião que levava o atacante Emiliano Sala para o País de Gales, onde ele seria anunciado como novo reforço do Cardiff, desapareceu. Semanas depois, após muita procura, os destroços da aeronave foram encontrados, e o corpo do jogador, reconhecido.

Paulo Carneiro volta à presidência do Vitória 

O retorno de Paulo Carneiro à presidência do Vitória foi um fato chave para o desenrolar do 2019 e para a história recente do Rubro-negro. PC foi eleito após a antecipação do fim do mandato do então presidente, Ricardo Davi, que carregava o peso do rebaixamento à Série B no ano anterior. 

Ao longo do ano, o mandatário, que assumiu no final de abril, colecionou episódios e declarações polêmicas, como quando afirmou que, com ele, o Vitória não teria promoção no preço dos uniformes “nunca mais”. "Quem sempre foi time popular não é o Vitória, vocês sabem muito bem quem é", acrescentou, em ironia, referindo-se ao rival. A afirmação, na época, foi vista por muitos como elitista.

Triunfo na penúltima rodada sacramenta permanência do Vitória na Série B 

Como consequência da crise política e institucional, o ano do Vitória foi turbulento dentro dos gramados. Após um início de temporada ruim e um fraco desempenho na largada do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Leão não demorou para perceber que o acesso à Série A seria uma meta difícil de ser alcançada. 

Durante boa parte do campeonato na parte debaixo da tabela, o time sacramentou a permanência na Série B com a vitória por 2x1 sobre o Operário, no Paraná. O gol de Thiago Carleto, que garantiu o triunfo, foi talvez o mais comemorado do ano rubro-negro.


Danilo Schleder/Zimel Press/Folhapress

Brasil volta a ser campeão da Copa América após 12 anos 

O Brasil sediou a Copa América em 2019. E a Seleção fez o dever de casa. Sem a presença de Neymar, lesionado e envolvido em polêmica sob a acusação de estupro, o time comandado pelo técnico Tite venceu o Peru por 3 a 1 na final, no Maracanã, e voltou a levantar a taça após 12 anos de jejum. Passada a comemoração, no entanto, a Seleção Brasileira não empolgou quando entrou em campo em amistosos, no segundo semestre. Por outro lado, o Brasil foi campeão mundial sub-17.


Lucas Figueiredo/CBF

Após grande expectativa, Bahia tem final de temporada melancólico

Após fazer uma ótima campanha no primeiro turno do Brasileirão, segunda melhor de um nordestino na era dos pontos corridos, o Bahia não conseguiu repetir o desempenho no restante do campeonato. No segundo turno, o time patinou, ficou nove jogos sem vencer, e frustrou a torcida, que sonhava com uma vaga na pré-Libertadores.

O empate cedido ao Vasco no final do jogo, na partida de despedida da torcida em 2019, simboliza a melancolia que tomou conta do final de temporada tricolor.


Felipe Oliveira/EC Bahia

Ações sociais e destaque na imprensa mundial

Fora de campo, o Bahia ganhou destaque por ter emplacado diversas ações de cunho social. Na de maior repercussão, o clube entrou em campo com uniformes com manchas pretas, no intuito de chamar atenção para o desastre ambiental do vazamento de óleo nas praias do Nordeste. A campanha ganhou repercussão em veículos nacionais e internacionais, como o The Guardian, da Inglaterra.


Montagem (eprodução/The Guardian e divulgação)

Hegemonia flamenguista

O futebol brasileiro teve um dono em 2019: o Flamengo. Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o clube carioca faturou o título do Campeonato Brasileiro, com a melhor campanha dos pontos corridos; a Libertadores, com uma virada histórica, nos últimos minutos, sobre o River Plate; e chegou à final do Mundial de Clubes, perdendo para o Liverpool em partida equilibrada. 


Reprodução/Flickr/Flamengo

Consolidação do surfe brasileiro

E 2019 foi mais um ano de destaque para o surfe brasileiro. Após as conquistas de Gabriel Medina, em 2014 e 2018, o Brasil voltou a faturar o Circuito Mundial de Surfe, desta vez com o potiguar Ítalo Ferreira. Por ironia, a final reuniu justamente os dois brasileiros.


WSL/Cestari

Rússia banida de competições, por doping

A Rússia foi excluída de grandes competições esportivas durante quatro anos pelo escândalo de doping sistemático. O país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de Inverno de Pequim 2022, além de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Catar 2022.


Reprodução/COI

Caso Jean

O goleiro ex-Bahia Jean estampou as manchetes dos jornais em dezembro após ser acusado de agressão pela esposa. Ele chegou a ser preso em Orlando, nos Estados Unidos, onde passava as férias com a mulher e as filhas. 


Reprodução/Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp