Esporte

Em início de temporada, dois times da Série A já trocaram de treinador

Israel Simonton/cearasc.com e Vitor Silva/Botafogo
Ceará e Botafogo demitiram os seus técnicos; Renato Gaúcho é o mais longevo entre os treinadores da elite  |   Bnews - Divulgação Israel Simonton/cearasc.com e Vitor Silva/Botafogo

Publicado em 12/02/2020, às 17h45   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A temporada 2020 do futebol brasileiro ainda está começando, mas, para os treinadores, a “dança das cadeiras” já está a todo vapor. Dos 20 times que disputam a Série A do Brasileirão, dois já trocaram o comando técnico.

Argel Fucks, no Ceará, foi o primeiro treinador da elite a deixar o cargo. O técnico não resistiu no comando do Vozão após o empate sem gols contra o ABC, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, no último domingo (9). Ele estava no clube cearense há pouco mais de dois meses. 

O saldo da curta passagem de Argel no Ceará foi de seis empates, uma vitória e uma derrota, além de um empate em jogo-treino. Para o seu lugar, a diretoria do clube trouxe de volta Enderson Moreira.

Um dia depois, na segunda (10), foi a vez do Botafogo anunciar a demissão do seu treinador, Alberto Valentim. O time alvinegro havia perdido o clássico contra o Fluminense, na véspera, por 3 a 0. 

O comando técnico da equipe carioca ficará nas mãos do veterano Paulo Autuori, anunciado como novo treinador do clube na tarde desta quarta-feira (12).

Baixa longevidade no cargo

Em 2019, apenas dois clubes da Série A iniciaram e terminaram a temporada com o mesmo treinador: o Grêmio, com Renato Gaúcho, e o Santos, treinado até o fim ano por Jorge Sampaoli.

Renato é, com folgas, o técnico mais longevo no cargo entre os times da elite. O campeão da Libertadores em 2017 está na sua quarta temporada à frente do Tricolor Gaúcho.

Roger

Além de Grêmio e Santos, o Bahia foi o único time que teve o mesmo treinador durante as 38 rodadas da última edição do Campeonato Brasileiro. Caso supere a fase complicada, após a eliminação precoce na Copa do Brasil e a derrota no Ba-Vi, o técnico Roger Machado pode completar um ano no comando tricolor. Ele foi anunciado pelo Esquadrão no dia 2 de abril de 2019.


Felipe Oliveira / EC Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp