Esporte

Bellintani confirma acordo para reduzir salários dos atletas e faz revelações em entrevista

Divulgação / EC Bahia
O presidente do Bahia também descartou novas contratações neste momento   |   Bnews - Divulgação Divulgação / EC Bahia

Publicado em 09/04/2020, às 10h06   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista exclusiva à Equipe dos Galáticos, na noite desta quarta-feira (8), o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, esclareceu diversos assuntos questionados pelos torcedores nas últimas semanas. O dirigente fez revelações importantes sobre o futuro do Tricolor diante da pandemia do coronavírus.

Na oportunidade, o mandatário confirmou que reduzirá os salários do elenco, mas preferiu não anunciar valores. "Vamos reduzir, sim. Já estamos ajustados com os atletas, mas não vou anunciar agora".

Bellintani também descartou novas contratações neste momento e garantiu a permanência do volante Gregore no clube.

Leia abaixo todas as repostas de Bellintani por tema:

Reuniões da Comissão Nacional de Clubes e possível volta do futebol

Esses temas fazem parte do nosso dia-a-dia. Estamos fazendo isso por meio da comissão nacional de clubes, da qual o Bahia faz parte. Já discutimos temas como o socorro da CBF ao clubes, Profut, acordos trabalhistas, salários de jogadores. Agora, vamos começar a discutir o calendário. Não vamos passar por cima das autoridades de saúde e estabelecer datas para voltar. O que podemos começar a discutir é como serão os primeiros jogos, se com portões fechados, se vamos voltar com o Brasileiro já. O que hoje desenhamos é esperar mais uns dez dias, esperar terminar o mês de abril para ter uma noção.

Situação financeira dos clubes diante da pandemia do coronavírus

A situação é muito difícil. Quem tem mais poder financeiro, como Flamengo e Palmeiras, vão sofrer menos. O segundo grupo, que incluo o Bahia, que não tem esse poder financeiro, mas está equilibrado, vai sofrer mais. Já o terceiro grupo, daqueles que estão em situação mais complicada, devendo três quatro meses de salários, vai sofrer mais ainda.

Finanças do Bahia e apelo ao torcedor

O que fazemos é apelar ao torcedor para que se mantenha adimplente no seu plano de sócio, que não vire as costas para o clube agora. Pretendemos passar esse momento de pé, sofrendo muito, mas passar de pé. Temos equipes trabalhando duramente, todo dia, em renegociações com credores. Mas, vai ser um ano muito difícil financeiramente, diria que será impossível manter a meta financeira que tínhamos estabelecido.

Redução de salários do elenco

Vamos reduzir, sim. Já estamos ajustados com os atletas, mas não vou anunciar agora. Temos que registrar tudo, conversar com os advogados de cada um, colocar tudo no papel para depois anunciar. Mas, as conversas foram muito boas. Reunimos os atletas em dois grupos de videoconferência. Eles entenderam o momento do clube, do futebol.

Promoção das camisas e reclamações sobre dificuldades para comprar

Lançamos uma promoção que começou à meia noite e envolvia apenas 500 camisas. Essas camisas esgotaram antes das 7h da manhã. O que fizemos agora foi disponibilizar todo o estoque, de camisas brancas e tricolores, no valor da promoção. Hoje, nesse momento, estamos vendendo tudo que temos na loja, pois as fábricas estão fechadas e não temos como produzir mais agora.

Possível rescisão de contrato de direitos de transmissão com a Turner

Recebemos, sim, a notificação da Turner. Não sabemos dizer se a Turner tem intenção de sair do Brasil, de continuar no futebol. Amanhã responderemos essa notificação e vamos conversar. É um contrato que temos problemas desde o início. Inicialmente, estou seguro de que ela não tenha força para rescindir os contratos. Vamos ter que sentar e conversar sobre isso.

Ação do ônibus tricolor para o isolamento social

Foi um sucesso, recebemos milhares de mensagens parabenizando. Sobre comparações com o carro do ovo, posso dizer que carro do ovo não é com a gente, não sei com quem é (risos).

Possíveis contratações

Qualquer notícia de negociação de atleta agora é fake news. O Bahia, agora, não está buscando nenhuma contratação. Nesse momento em que estamos, o Bahia está buscando honrar seus compromissos, pagar os salários dos jogadores que estão aqui. Seria uma irresponsabilidade contratar jogador agora. Quando o Brasileiro estiver em andamento, aí sim vamos analisar as carências e buscar contratações, caso sejam necessárias.

Futuro do time de transição

Temos um calendário previsto para o time de transição, que é o Campeonato Baiano e o Brasileiro Sub-23. Se a CBF não confirmar essa competição nos próximos dias, não teremos como continuar com esse projeto. Não podemos ter um time parado, esperando o próximo ano. Se for desfeito, vamos integrar alguns atletas ao profissional, outros vamos colocar à disposição.

Futuro do técnico Dado Cavalcanti

Temos interesse. Convidamos Dado para ocupar outras funções no clube, mesmo que não seja de treinador. Eu tenho interesse na manutenção dele, mesmo que o projeto não continue. Não quero perder esse profissional. Ele nos falou que vai pensar.

Negociações com o Cruzeiro pelo meia Régis

O Cruzeiro está interessado, estamos conversando. Mas, o martelo ainda não está batido. Uma das coisas que estão pegando é a parte financeira. O atleta nos falou que tem interesse de ir. Estamos tentando chegar a um acordo financeiro. Se não for possível, ele fica.

Futuro do meia Ramires, emprestado ao Basel-SUI

Ramires tem contrato com o Basel. O Basel tem interesse de conversar sobre a permanência dele no final de maio. Mas, se o Basel não quiser exercer o direito de compra ou renovar o empréstimo, ele volta e terá lugar no elenco sim. O valor dele, hoje, é de 6 milhões de euros. Mas, com esse momento que o mundo está passando, podemos flexibilizar, podemos sentar e conversar para fazer um ajuste.

Negociações com patrocinador máster

Estávamos com o contrato pronto para assinar. Se o corona chegasse três dias depois, já estaríamos com o contrato assinado. O parceiro, agora, pediu um tempo para saber como o mercado vai ficar com tudo isso. Mas, temos expectativa, sim, de quando voltarmos assinar esse contrato. Esse patrocínio máster pode  vir de um novo parceiro, ou de um que já está no clube.

Gregore e a procura do Palmeiras

Não. Não tem tendência nenhuma de vender Gregore ao Palmeiras. O preço que precisamos obter por ele é um que justifique perder um titular. Conversamos com o Palmeiras, mas o preço que eles pensaram em ofertar não nos encantou em nenhum momento. Não tem mais nenhuma conversa e ele permanece.

Campeonato Baiano, acaba ou continua?

Acho que tem que voltar. É muito ruim quando uma competição não acaba. Acho que hoje não temos mais condições de fazer o Brasileiro com jogos dias de quarta e domingo até o fim. Com isso, acredito que teremos tempo no início de terminar o Baiano.

Boatos sobre mudança de formato do Brasileirão

Concluí um documento agora e vou enviar à comissão nacional de clubes. Deve sair um documento no início da próxima semana, assinado por unanimidade dos clubes, pedindo que se mantenham as 38 rodadas e, se possível, que termine ainda em 2020. Não está na nossa cabeça flexibilizar modelo da competição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp