Esporte

Abertura da Copa no Fielzão não é oficial

Imagem Abertura da Copa no Fielzão não é oficial
Ney Campelo diz que aguardará decisão da Fifa e que estádio baiano será entregue em 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/11/2010, às 07h56   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Após tomar conhecimento sobre o anúncio feito nesta segunda-feira (8) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do comitê organizador, Ricardo Teixeira, de que a abertura da Copa do Mundo de 2014 será realizada no Fielzão, como a torcida apelidou o estádio do Corinthians, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa na Bahia, Ney Campello, disse que a declaração do presidente não é uma decisão oficial da Fifa e que só ela pode decidir se a primeira partida do Mundial será em São Paulo.

Em matéria publicada no jornal A Tarde desta terça-feira (9), o secretário afirmou: “não é uma declaração oficial da Fifa. Tenho em mãos ofício assinado pelo senhor Ricardo Teixeira sobre a intenção do governo da Bahia de ceder a Arena da Nova Fonte Nova para este evento. Nele, o presidente da CBF afirma que a decisão final cabe à Fifa e não a ele. E que as 12 cidades sede brasileiras disputam em iguais condições”.

O secretário ressaltou ainda que o projeto do Fielzão, em Itaquera, zona leste de SP, não saiu do papel e que seria um contrasenso que a Federação, escolhesse a cidade paulista, já que fez severas exigências de cumprimento do cronograma de organização do evento nas várias cidades do Brasil.


Projeto do estádio Fielzão

“Itaquera não tem projeto de readequação pronto (atualmente tem 48 mil lugares e a Fifa exige 65 mil), é uma  propriedade particular do Corinthians. Não pode receber verbas públicas e não conta com patrocinadores anunciados, e, portanto, não tem previsão financeira para uma obra que custa entre R$ 600 milhões e R$ 700 milhões”, concluiu o secretário.

Segundo Ney Campello, o Governo da Bahia vai cumprir o prazo e entregar o estádio baiano no final de 2012.


Em nota, Timão comemora anúncio da CBF

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista agradece ao Comitê Organizador Local pela indicação do seu futuro estádio de Itaquera como a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Já há um pré-projeto para 65 mil expectadores em analise pelos órgãos competentes locais e nacionais. Só após a revisão e aprovação pela própria Fifa ele poderá ser definitivamente detalhado; e seus custos, e necessidades de financiamento, equacionados. Na sequência lógica, o foco das atenções concentra-se na adequação do projeto às exigências da abertura e aprovação nos órgãos locais para posterior concentração nos detalhes financeiros.

A previsão do inicio da obras é para março do próximo ano e sua conclusão deverá ocorrer no último trimestre de 2013, sempre sujeito à velocidade de aprovação do projeto."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp