Esporte

Às vésperas do retorno do Baianão, BID da CBF tem 'boom' de registros de jogadores em clubes baianos

Reprodução/Futebol na Veia
Ao menos 35 atletas tiveram contratos com times baianos publicados no Boletim Informativo Diário da entidade nesta segunda  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Futebol na Veia

Publicado em 20/07/2020, às 17h38   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A dois dias do retorno do estadual, os clubes participantes do Campeonato Baiano estão correndo contra o tempo para remontar os seus elencos após a paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus. Até as 17h17 desta segunda-feira (20), 35 contratos de jogadores com clubes baianos foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo checagem feita pelo BNews.

Com quedas bruscas na arrecadação, durante o período sem partidas de futebol, a maioria dos clubes do estado precisou dispensar jogadores para enxugar os gastos. Em outros casos, o contrato entre atleta e equipe chegou ao fim, já que em condições normais o Baianão se encerraria no mês de maio e muitas equipes ficam sem calendário após o fim do campeonato estadual.

Para atenuar o problema de clubes sem elenco para terminar as competições e jogadores sem contrato, a Medida Provisória 984/2020, a mesma que causou polêmica ao alterar as regras de comercialização dos direitos de transmissão de TV, diminuiu para 30 dias o tempo mínimo de vigência de contratos entre clubes e jogadores.

Seis clubes do Campeonato Baiano tiveram contratos com atletas publicados no BID até o fim da tarde desta segunda. O Fluminense de Feira foi o que mais teve jogadores regularizados até a contagem, com 12 registros, seguido pela Juazeirense, com dez. Vitória da Conquista (8), Jacuipense (2), Bahia de Feira (1) e Atlético de Alagoinhas (1), além do Olímpia (1), também tiveram contratos de atletas registrados no boletim diário da CBF.

Velhos conhecidos

Entre os nomes que assinaram com clubes baianos que aparecem no BID nesta segunda, destaque para o veterano Marcelo Nicácio, que agora está apto para entrar em campo na próxima quinta-feira (23), contra o Jacuipense, pelo Fluminense de Feira. 

O centroavante de 37 anos, artilheiro isolado do Campeonato Baiano com oito gols, retorna ao Touro do Sertão após ser contratado durante a paralisação pelo Atlético de Alagoinhas.

Pelo regulamento definido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) e clubes para a retomada do estadual, Nicácio não poderia entrar em campo na competição pelo Carcará, já que já disputou partidas do torneio pelo Flu. 

Após o fim do Baianão, o atacante deve retornar ao Atlético para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Outro velho conhecido do torcedor baiano, o zagueiro Silvio, do Vitória da Conquista, também teve novo contrato publicado na tarde desta segunda-feira.

Retorno

O Campeonato Baiano retorna nesta quinta-feira (23), às 16h, com rodada cheia e jogos com portões fechados. Atualmente, a competição é liderada pelo Bahia, com 15 pontos. Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória fecham o grupo dos quatro que avançam para as semifinais. Com apenas um ponto conquistado, o Jacobina é o lanterna do campeonato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp