Esporte

Remontando o elenco para o retorno do Baianão, Doce Mel tem ao menos 16 jogadores regularizados no BID nesta quarta

Felipe Oliveira / EC Bahia
Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista também tiveram contratos de atletas publicados no boletim diário da CBF hoje  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira / EC Bahia

Publicado em 21/07/2020, às 17h35   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos clubes participantes do Campeonato Baiano que mais sentiram os efeitos da pandemia do coronavírus no futebol, o Doce Mel corre contra o tempo para remontar o elenco para o retorno do estadual. Até as 16h14 desta terça-feira (21), o time da cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, teve 16 jogadores regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além do Doce Mel, Atlético de Alagoinhas (1) e Vitória da Conquista (4) tiveram contratos de atletas publicados no boletim diário da entidade até o horário da checagem feita pelo BNews, o que significa que esses jogadores estão aptos para entrar em campo na próxima quinta-feira (23), às 16h, quando o Baianão retorna com rodada cheia - todas as cinco partidas ocorrerão simultaneamente.

Contratos curtos

Com quedas bruscas na arrecadação, durante o período sem partidas de futebol, a maioria dos clubes baianos precisou dispensar jogadores para enxugar os gastos. Em outros casos, o contrato entre atleta e equipe chegou ao fim, já que em condições normais o Baianão se encerraria no mês de maio e muitas equipes ficam sem calendário após o fim do campeonato estadual.

Para atenuar o problema de clubes sem elenco para terminar as competições e jogadores sem contrato, a Medida Provisória 984/2020, a mesma que causou polêmica ao alterar as regras de comercialização dos direitos de transmissão de TV, diminuiu para 30 dias o tempo mínimo de vigência de contratos entre clubes e jogadores.

Retorno

Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase do estadual, o Doce Mel é atualmente o vice-lanterna do Campeonato Baiano, na nona colocação, com quatro pontos, à frente apenas do Jacobina, com um. Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista são quinto e oitavo colocados, respectivamente.

O Bahia lidera a competição, com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, que fecham o grupo dos quatro que avançam para as semifinais do torneio.

Como parte do protocolo adotado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes participantes do Baianão, que segue determinação do governo estadual, as partidas ocorrerão com portões fechados, para evitar aglomerações.

Leia também:Às vésperas do retorno do Baianão, BID da CBF tem 'boom' de registros de jogadores em clubes baianos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp