Esporte

Começou o Campeonato Baiano 2011

Publicado em 12/11/2010, às 06h30   Thiego Souza



Em um referendo realizado no final da manhã dessa quinta-feira os presidentes dos dozes clubes que disputam o estadual, juntamente com a FBF tiveram conhecimentos da fórmula de disputa da competição, além disso outros assuntos foram debatidos.

O primeiro item que foi discutido foi a liberação dos estádios. A FBF enviou ofícios para os clubes e prefeituras das respectivas cidades no mês de maio para que as praças esportivas fossem adequadas às normas, porém o Adauto Moraes, em Juazeiro e o Mário Pessoa em Ilhéus apresentaram problemas, com isso correm risco de não sediarem jogos no baianão.

A Federação Bahiana de Futebol citou também a proibição de bebidas alcoólicas nas dependências dos estádios, além dos fogos de artifício. Será obrigatória a presença de uma ambulância, enfermeiros, médicos e um desfibrilador nas praças esportivas.

Sobre as transmissões da TV Bahia ficou definido que os jogos da rede serão transmitidos às quartas no horário das 21:50 e nos domingos às 16:00, além disso não serão transmitidos apenas jogos envolvendo a dupla Bahia e Vitória.

A fórmula de disputa foi a campeã no sentido de criticas. Quase todos os clube foram contra a manutenção dos critérios adotados em 2010, mas o Vice-Diretor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, explicou o porque da insistência. “A fórmula de disputa tem que ser mantida pois precisa atender ao estatuto do torcedor, que prevê que cada formula precisa ser utilizada por pelos menos dois anos seguidos”, informou.

Criticada principalmente pelo presidente do Camaçari, Fernando Lopes e pelo presidente do Colo-Colo, Zé Maria, a fórmula será reavaliada em 2012 e se os clubes forem a favor a disputa será nos pontos corridos.

O campeão e o vice terão vagas na Copa do Brasil 2012, mas a CBF está estudando a possibilidade de abrir uma terceira vaga para a Bahia.

O item que foi votado e decidido pela maioria foi o valor mínimo dos ingressos. Com sete votos o preço estipulado foi de R$ 10 para os jogos do campeonato baiano.

Ao final da reunião o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, fez um pedido para os presidentes de Bahia e Vitória. “Como os clubes tem grandes elencos e muitos não são utilizados se possível empreste alguns atletas para os times do interior no intuito de fortalecê-los e tornar o campeonato mais competitivo”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp