Esporte

Chapa para o Conselho do Bahia é alvo de pedido de cassação por propaganda irregular

Divulgação/ECB
"Independente Tricolor" argumenta que a "100% Bahêa" descumpriu o regulamento ao utilizar as redes da AMA-BA para a realização de propaganda eleitoral "com pedido expresso de voto"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ECB

Publicado em 04/12/2020, às 20h39   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A chapa "100% Bahêa", que concorre ao Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, é alvo de um pedido de cassação por propaganda irregular, apresentado pela "Independente Tricolor", que também é candidata no pleito.

Na representação enviada no dia 29 de novembro à comissão que arbitra as eleições do clube, a chapa autora argumenta que a "100% Bahêa" descumpriu o regulamento do pleito ao utilizar as redes sociais da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA) para a realização de propaganda eleitoral "com pedido expresso de voto".

A publicação alvo da contestação foi feita no mesmo dia, nos "stories" do perfil oficial da instituição no Instagram. "Vamos fortalecer pessoas com autismo e outras PCD. Vote 100", diz o post.

A "Independente Tricolor" alega que o regulamento eleitoral prevê que propagandas veiculadas fora dos canais oficiais informados pelas chapas são consideradas irregulares, à exceção das redes sociais pessoais dos candidatos, e que a publicação configura abuso de poder político e dos meios de comunicação.

Além da retirada da postagem, "subsidiariamente" à cassação, a chapa pede que a "100% Bahêa" seja condenada à pena de advertência e obrigada a se abster de realizar "qualquer propaganda eleitoral através da AMA-BA", sob pena de cassação.

O pedido ainda será julgado pela Comissão Eleitoral. Procurado pela reportagem, o vice-presidente da AMA e candidato ao Conselho Deliberativo pela "100% Bahêa" Leonardo Martinez afirmou que prefere não se pronunciar até que a representação seja apreciada, mas lamentou o fato.

A chapa tem como uma de suas defesas a inclusão de pessoas com deficiência nos estádios e a aproximação do Bahia à causa, com apoio a instituições sem fins lucrativos. "Assuntos como esse estão acima de qualquer disputa eleitoral", defendeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp