Esporte

Presidente do Conselho Deliberativo do Bahia comemora exercício da democracia e participação feminina

Vagner Souza / BNews
Carlos Eduardo Guimarães destacou também a aceitação dos sócios pelo voto online em momento de pandemia   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 12/12/2020, às 10h28   Brenda Viana e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Finalizando o mandato na presidência do Conselho Deliberativo do Bahia, Carlos Eduardo Guimarães destacou a importância das eleições para escolha da nova gestão tricolor, que acontece neste sábado (12). Em entrevista ao BNews, na Arena Fonte Nova, frisou o papel fundamental do órgão no gerenciamento do clube, juntamente à diretoria executiva.

"O Conselho Deliberativo é o órgão que fiscaliza as ações da diretoria executiva, é o órgão que protege a democracia, o órgão que é responsável pela criação e aperfeiçoamento das normas que regem o clube. Não existe democracia sem normas jurídicas, que definam as regras do jogo democrático, e o conselho deliberativo tem essa grande finalidade, além da finalidade de fiscalização das ações do clube dentro da sua competência estabelecida pelo estatuto".

Guimarães chamou atenção também para a participação feminina, que no próximo triênio contará com pelo menos 20% de mulheres na gerência do clube. "Nós temos dez chapas inscritas, concorrendo a 100 vagas no Conselho Deliberativo, o que significa que são mil sócios do Esporte Clube Bahia concorrendo às vagas no Conselho Deliberativo, estão participando da vida política do Esporte Clube Bahia, e desses mil sócios, temos pelo menos 200 mulheres, já que cada chapa é obrigado a inscrever 20% de mulheres. Significa que nós vamos ter no próximo triênio, uma participação muito maior no Conselho Deliberativo do clube, que fortalece e engradece a nossa democracia. A mulher precisa ocupar esse espaço, que também é dela, e no futebol cada dia mais nós vemos a participação feminina".

Por fim, o presidente do Conselho comemorou a aceitação dos sócios-torcedores à votação online, o que classificou como uma forma de preservar a saúde de todos no momento de pandemia.  "A eleição em um momento atípico, em um momento de dificuldade geral, mas que o Esporte Clube Bahia não poderia deixar passar o momento democrático, o momento das eleições. Respeitando todos os protocolos, adotando todos os cuidados necessários, estimulando a votação online, a votação de casa, é importante que o sócio tenha essa noção que é a ferramenta do voto online, que é uma ferramenta que veio para incentivar a democracia, que foi criada há pouco mais de três anos, para incentivar a participação dos sócios, e até não imaginávamos ser uma ferramenta tão importante para esse momento que estamos vivendo agora.  Apesar de nós termos aqui na Fonte Nova, um local para votação presencial, nós temos um movimento muito pequeno, o que nos deixa muito feliz, porque o sócio entendeu a importância de votar em casa, de preservar sua saúde e a saúde de todos que estão em seu entorno".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp