Esporte

Fora da zona, chance de rebaixamento do Bahia diminui para 27%

Felipe Oliveira/ECB
Estudo foi conduzido pelo matemático Tristão Garcia  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/ECB

Publicado em 29/01/2021, às 13h20   Redação Galáticos


FacebookTwitterWhatsApp

O triunfo para o Corinthians na noite de ontem assegurou alguns dias de paz ao Bahia. Isso porque, além de deixar a zona de rebaixamento, a equipe teve uma redução considerável na chance matemática de queda. Agora, o time comandado por Dado Cavalcanti possui 27% de chance de ir para Série B (antes a probabilidade era de 42%). O estudo foi conduzido pelo matemático Tristão Garcia, do site Infobola, que é especializado em probabilidades no futebol.

Ainda de acordo com o estudo, o time que mais se prejudicou com o resultado em Salvador foi o Fortaleza. Os comandados de Enderson Moreira entraram na zona da degola e, de quebra, sofreram um aumento na probabilidade de queda (35%). Botafogo e Coritiba, por sua vez, praticamente já estão rebaixados para Segunda Divisão com 99% e 98% de chance de queda; respectivamente. Já o Goiás aparece com 89%.

Dos times que estão fora do Z4, além do Bahia, apenas Sport (27%), Vasco (24%) e Atlético-GO (1%) aparecem com risco disputar a Série B do próximo ano. 

Vale lembrar que o levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição, bem como a dificuldade dos confrontos em função dos adversários.

O próximo jogo do Esquadrão é contra o Vasco, adversário direto, no próximo domingo (31), às 16h, em São Januário. Quem vencer deve encaminhar matematicamente a permanência na elite do futebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp