Esporte

Em carta, Manoel Matos retira apoio à gestão de Paulo Carneiro e revela motivos

Divulgação/ECV/Maurícia da Matta
Conselheiro fala em discordância de "conhecimento concentrado em uma única pessoa"  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ECV/Maurícia da Matta

Publicado em 03/02/2021, às 14h10   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-vice-presidente do Vitória, Manoel Matos, que apoiou o atual presidente do clube na eleição de 2019, informou em carta a"retirada de apoio a atual diretoria", após discordar com o rumo que o clube tomou após a posse de Paulo Carneiro.

Dentre inúmeros motivos, Manoel afirma que acreditava na união do mandatário rubro-negro com os apoiadores dele, o que não aconteceu como esperado, já que para segundo um trecho da carta, Matos discorda da "atitude exclusivista do conhecimento concentrado em uma única pessoa"quando o assunto é futebol.

Além disso, Manoel Matos também criticou as contratações feitas por Paulo Carneiro, segundo ele "jogadores sem quaisquer condições técnicas foram contratados a esmo" e disse que a decisão de não mais apoiar a atual gestão veio "em razão de recentes decisões administrativas tomadas do clube, que considero altamente danosas à instituição"as quais o ex-vice-presidente do Leão não quis revelar.

CONFIRA A CARTA:

Como é do conhecimento de todos, em 2019, meu nome figurou como potencial candidato a presidência do Esporte Clube Vitória, posição essa que – a despeito de inúmeros pedidos de torcedores e propostas de adesão de outros candidatos inscritos, declinei, não sem antes tentar unir todos os candidatos em prol de um único projeto. 
Já naquela oportunidade, recusei a oferta de cargos na gestão, me colocando, entretanto, a disposição para contribuir, coisa que sempre fiz e farei, sempre que solicitado, por qualquer presidente do EC Vitória.

A razão para minha recusa a candidatura é que eu entendia (como ainda entendo), que o nosso Clube somente será forte quando houver união, profissionalização, transparência e ampla participação.

Esse foi o compromisso assumido pelo atual Presidente, Paulo Carneiro, a mim e a todos seus apoiadores, inclusive aos ex-presidentes Alexi Portela e Ademar Lemos, pessoas com inegáveis serviços prestados e que, juntamente com outros grandes rubro negros, emprestaram sua credibilidade ao atual projeto, muitos, inclusive, com algum sacrifício pessoal.

Passada a eleição e iniciado a gestão propriamente dita, durante aproximadamente dois meses, mergulhei no diagnóstico administrativo e financeiro do clube, apoiando o Vice-Presidente na adoção de difíceis medidas de redução de custo e realinhamento orçamentário (ante a situação de falência deixado). A ideia inicial, era deixar o Presidente livre para atuar no futebol, já que o time encontrava-se lutando para sobreviver na Série B/2019.

Passado esse primeiro período, conforme informei previamente, mantive-me a disposição para atuar em situações pontuais. Assim aconteceu, estritamente na resolução de situações de administrativas, em especial nos anos de 2019 e 2020, destinadas a redução de passivos e viabilização de receitas.

No futebol, entretanto, posso dizer que jamais foi dada abertura para participação, nem a mim e nem a qualquer outro apoiador, muito pelo contrário! 

Apesar de discordar essa atitude exclusivista do conhecimento concentrado em uma única pessoa, como sócio e conselheiro respeitei a legitimidade do Presidente eleito. 
Restou-me apenas torcer apaixonadamente por nosso êxito e assim permanecerei, toda a vezes que nosso time entrar em campo, independentemente das escolhas de elenco e de técnico. 

Ocorre, entretanto, que para além das questões esportivas, amplamente reprovada pelo torcedor, mostrando a total ausência de qualquer planejamento, onde jogadores sem quaisquer condições técnicas foram contratados a esmo, os erros se propagam em toda parte. Assistimos ao longo do ano uma comunicação personalista do clube centrada na figura do presidente, desagradáveis manifestações de total desequilíbrio emocional nas redes sociais e um processo de gestão que vem sendo conduzido com diretrizes absolutamente antiquadas e distantes das que entendo serem adequadas para o bem administrativo, financeiro e econômico da instituição.

Assim sendo, surpreendido em razão de recentes decisões administrativas tomadas do clube, que considero altamente danosas à instituição,  pessoalmente informei aos atuais gestores a minha discordância e, não restando outra alternativa, a consequente RETIRADA DE APOIO A ATUAL DIRETORIA, posição essa que a torno pública em razão do respeito aos rubro-negros para os quais pedi que confiassem nesse projeto que hoje é despido de qualquer credibilidade.

Aproveito, mais uma vez para registrar, que a despeito dessa posição pessoal, continuo a ter a mais respeitosa convivência com todos da instituição e distinta consideração com os ex-presidentes Ademar Lemos e Alexi Portela, desejando sorte aos que ainda tentam, ao seu modo, furar a gestão personalista do atual Presidente nas tomadas de decisão fundamentais ao Clube e, até mesmo, a manutenção de sua existência.

Manoel Matos
Sócio-Conselheiro Vitalício

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp