Esporte

Narrador de rádio gaúcha usa termo racista com jogador do Santos ao vivo: ‘aquele crioulinho’; veja vídeo

Reprodução/Santos TV
Haroldo de Souza, da Rádio GreNal, se desculpou após a repercussão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Santos TV

Publicado em 04/02/2021, às 16h36   Redação AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

O narrador de uma rádio do Rio Grande do Sul utilizou um termo racista ao vivo para se referir a Lucas Braga, jogador do Santos.

O fato aconteceu com Haroldo de Souza, da Rádio GreNal, na tarde desta quarta-feira (3), enquanto Grêmio e Santos jogavam pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre (RS). A partida terminou empatada em 3 a 3.

Haroldo tenta lembrar do jogador santista e pergunta no ar como é o nome “daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?”. Ao ser informado de que era Lucas Braga, ele responde: “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”.

A situação logo repercutiu negativamente nas redes sociais. A Rádio GreNal afirmou que “não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através do respeito a todos, sem exceção”.

Também em nota, o Santos pediu uma ação efetiva da empresa. “Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização. O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio”, disse o clube.

“É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade”, acrescentou.

Também houve manifestação da MMC Sports, empresa que cuida da carreira de Lucas Braga. A instituição informou que “nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade”.

Pedido de desculpas

Nesta quinta-feira (4), Haroldo de Souza se desculpou pelo fato. Ao portal UOL, ele destacou referências de sua família: “Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará”.

“Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse: ‘Quem é aquele neguinho lá na ponta’?, ‘quem é aquele alemão ali no meio’?, ‘e esse polaco aí, quem é’?. Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo”, completou o narrador, refutando a pecha de racista.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp