Esporte

TVE vai transmitir Baianão também na internet; Bahia ainda não fechou contrato, mas negociação avança

Divulgação / E C Bahia (Arquivo)
Uma das novidades é a transmissão no YouTube e Facebook, além do sinal aberto  |   Bnews - Divulgação Divulgação / E C Bahia (Arquivo)

Publicado em 16/02/2021, às 12h43   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), jornalista Flávio Gonçalves, em entrevista nesta terça-feira (16) ao BNews, contou as novidades para a transmissão da série A do campeonato baiano pela primeira vez na TVE, e estimou que no próximo ano as cotas de patrocínios podem pagar o investimento feito pelo governo da Bahia pelos direitos da competição. 

Uma das novidades é a transmissão no YouTube e Facebook, além do sinal aberto. O Bahia, no entanto, ainda não fechou contrato. "Estamos ainda na tratativa com o Bahia há algum tempo. Teremos novidades positivas em breve. Foi pouco tempo para ajeitar tudo. Nove clubes já fecharam, e estamos esperando o Bahia para fechar o contrato", pontuou. A ideia é fazer na pegada "Esporte Interativo", que inovou na transmissão esportiva, com invetimento em pré-jogo e exibição em diversas plataformas digitais.

Gonçalves disse que o Irdeb procurou a Federação Baiana de Futebol (FBF) e fechou o contrato de transmissão em R$ 4,1 milhões por ano. "Vai ter uma visibilidade que nunca teve. A TV Bahia, ano passado, só transmitiu 13 jogos. Vamos transmitir 25 pelo menos. Dobramos a quantidade de jogos transmitidos pela TV aberta. Além do aumento de jogos, vamos valorizar as premiações. Esse ano os quatro primeiros colocados vão recebe um adicional, vão ganhar prêmio a mais. Isso vai tornar mais competitivo", disse.

Outro objetivo é sensibilizar e alertar à população sobre a pandemia e passar informações sobre a educação. "Tem conteúdos educativos para os estudantes. A gente vai aproveitar a transmissão para divulgar a programação", completou. A transmissão terá espaço para pedir doações dos torcedores aos clubes.

Com investimento total de R$ 8,2 milhões para dois anos, o governo baiano, através do Irdeb, quer usar as cotas de patrocínios para pagar a conta toda a partir do ano que vem.

"Desde ontem quando assinamos o contrato, iniciamos de fato o contato com agências e empresas. Já existem convesas em curso, para amanhã esperamos iniciar a transmissão com algum apoio. Foi pouco tempo, mas acredito que se não for amanhã, ao longo do campeonato. Teremos uma grande audiência. Será a oportunidade para essas empresas se associarem à TVE, para diminuir e ajudar a pagar essa conta. Temos sim essa perspectiva de diminuir os custos. Para o ano que vem nós trabalhamos a meta de conseguir todo esse valor captado de apoiadores", completou.

A estreia da transmissão acontece nesta quarta (17), às 19h30, com o duelo Unirb e Vitória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp