Esporte

Conheça o retrospecto dos times baianos contra seus próximos adversários na Copa do Brasil

Ilustrativa
Juazeirense enfrenta o Santos pela primeira vez, Bahia tem boas lembranças contra o Galo e Vitória nunca venceu o Grêmio   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 23/06/2021, às 10h54   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Na tarde desta terça-feira (22), foi realizado o sorteio dos confrontos para as oitavas de final da Copa do Brasil. Entre os 16 clubes, sendo seis do Nordeste, três deles são baianos - Bahia, Vitória e Juazeirense -, que conheceram os seus adversários. Eles enfrentarão Atlético-MG, Grêmio e Santos respectivamente.

Copa do Brasil: Sorteio define adversários de Bahia, Vitória e Juazeirense nas oitavas; veja confrontos

Juazeirense x Santos
Os jogos entre Juazeirense e Santos serão inéditos. É a primeira vez que o clube de Juazeiro chega nesta fase da competição e terá a oportunidade de encarar o time paulista. Fundado em 2006, o time baiano está ganhando destaque no cenário nacional. Disputando atualmente a série C  do Campeonato Brasileiro, ficou ainda mais conhecido ao desbancar o Cruzeiro na última fase da Copa do Brasil.

Bahia x Atlético-MG
Já Bahia e Vitória, apesar de já terem enfrentado seus adversários na competição, os duelos não nada comuns. O Tricolor tem boas lembranças em uma das vezes que encarou o Galo na Copa do Brasil. Em 1999, o confronto aconteceu na 2ª fase, quando o Esquadrão eliminou o adversário ao empatar o jogo de ida por 1 a 1, e vencer o de volta por 1 a 0. Naquele ano, o Bahia foi até às quartas de final, quando foi eliminado pela Juventude nos pênaltis, depois de dois empates nas partidas. O time alviverde, inclusive, foi campeão daquela edição ao bater o Botafogo na final.

Três anos depois, Bahia e Atlético-MG voltaram a duelar na competição. Dessa vez, o Galo levou a melhor e o Tricolor caiu novamente nas quartas. Mesmo ganhando a segunda partida por 4 a 3, depois de ter perdido a primeira por 2 a 1, o Esquadrão acabou sendo eliminado pelo critério de gols marcados fora de casa, o que já não é mais válido atualmente.

Vitória x Grêmio    
E se o Bahia tem algo bom para recordar, o Vitória não pode dizer o mesmo. O Rubro-Negro nunca venceu o Grêmio ao enfrentá-lo pela Copa do Brasil e terá que buscar um feito inédito se quiser avançar na competição este ano. O primeiro duelo entre os times foi em 1994, pelas quartas de final. O Leão acabou perdendo os dois jogos por 1 a 0 e o time de Porto Alegre se consagrou campeão naquele ano.

Em 1997, novamente os dois se cruzaram no caminho, e mais uma vez na mesam fase, nas quartas de final. Depois de perder por 2 a 0 fora de casa, o Vitória precisava reverter o placar na Fonte Nova. Apesar de marcar os gols necessários, o Leão também sofreu e a partida acabou empatada em 3 a 3, dando à vaga na próxima fase de novo para o Grêmio, que também conquistou o título, assim como três anos atrás.

Nesse ano, para buscar motivação, além do fato de ter eliminado o Internacional na fase anterior, o Vitória terá que se inspirar no time de 2016, quando venceu os gremistas pela última vez, em partida pelo Brasileirão, na casa do adversário. Já o Bahia não precisa ir muito longe. O Tricolor bateu o Galo no ano passado, no jogo de ida do Brasileirão, por 2 a 1, e já tem quatro jogos que não sabe o que é perder para os mineiros. Ao Juazeirense, que terá um confronto inédito, resta confiar na motivação dos jogadores que já fizeram história no clube.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp