Esporte

'O boxe é o esporte que mais eleva o nome da Bahia', diz Dórea, técnico de Robson e Popó

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/07/2021, às 07h03   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Campeão mundial como boxeador e técnico de nomes consagrados, como Robson Conceição e Popó, o baiano Luiz Dórea lamentou em entrevista ao BNews a falta de apoio à modalidade no estado. O treinador participou do programa esportivo Arena BNews, que estreou nesta sexta-feira (16), no Instagram.

"A gente sabe que o futebol é o esporte número 1 do Brasil, sem dúvida. Mas na Bahia, o esporte que mais eleva o nome do estado é o boxe. Não tem nenhum esporte, com todo o respeito a todos os esportes, que dá mais resultado", disse Dórea, relembrando títulos de Popó, Robson Conceição e outros atletas baianos na modalidade.

O técnico lembrou que, dos sete atletas que representarão o boxe brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio, três são da Bahia: Beatriz Ferreira, Keno Machado e Hebert Conceição, que já foi treinado por ele.

"Estamos sempre revelando grandes atletas. Em todas as Olimpíadas nós temos dois, três representantes. E poderíamos ter até mais representantes agora. Não tivemos porque, como não teve o pré-olímpico, levou os atletas que estavam ranqueados. Mas teríamos chance de ter muito mais atletas baianos nas Olimpíadas", diz.

Apesar da Bahia ser referência nacional na modalidade, de acordo com o ex-campeão mundial e dono da academia Champion, o boxe carece de apoio do poder público no estado.

"Nós não fazemos parte de nada. Não fazemos parte do FazAtleta, não temos nenhum apoio vindo da prefeitura, não temos apoio vindo do governo. O apoio que nós temos vem de fora, de patrocínio de seleção, [o de] Robson vem dos Estados Unidos...", lamenta.

"A gente não sabe mais o que precisa fazer para que o esporte tenha o respeito que merece, para que a Federação de Boxe do Estado da Bahia tenha um apoio. Teve a promessa do centro de treinamento em 2016 e infelizmente até agora nada aconteceu. É uma pena", acrescenta.

Dória se referiu a uma promessa de construção de um espaço voltado para a modalidade, feita pelo governo após a conquista da medalha de ouro por Robson Conceição nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

"Robson é um campeão olímpico que não tem nenhum apoio da prefeitura, não tem nenhum apoio do governo. Isso é muito chato [...] E a gente continua trabalhando e dando resultado. Nós formamos tantos campeões sem nenhum apoio... Imagine se nós tivéssemos apoio, tivéssemos uma estrutura maior, o que nós não faríamos", diz.

Novas conquistas

Apesar da falta de incentivos do poder público, Dórea acredita que o boxe baiano está perto de novas conquistas. Segundo ele, há a expectativa que, em breve, Robson dispute o título mundial da modalidade.

Em Tóquio, de acordo com ele, as possibilidades de medalha também são boas. "Temos lá três representantes baianos, com chances de medalha. Então você vê a força do boxe da Bahia, um celeiro de grandes atletas, grandes técnicos", finaliza.

Assista a entrevista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp