Esporte

Brasileiro finaliza adversário com estrangulamento e garante cinturão do UFC

Reprodução/TV Combate
Bnews - Divulgação Reprodução/TV Combate

Publicado em 31/10/2021, às 17h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após duas décadas de carreira, o meio-pesado Glover Teixeira conseguiu o cinturão inédito na maior competição de MMA do mundo: o UFC. Na madrugada deste domingo (31), ele finalizou o polonês Jan Blachowicz e garantiu o título para o Brasil.

Aos 42 anos, ele se tornou o lutador mais experiente a ser campeão no UFC.

"Não tenho palavras pra descrever a minha felicidade. Tentando acalmar, mas é a meditação, pensar na positividade da vida, na espiritualidade das coisas e sempre acreditar no positivo. Sugar as coisas positivas. E treinar pra c***, que foi o que fiz, treino muito, sou bom pra caramba e está provado que o meu jiu-jítsu é o melhor do mundo. Eu tenho que olhar aqui (o cinturão). Vou deixar alguém segurar pra ficar olhando, em mim só estou sentindo o peso (risos). Mas é bom demais, um sonho de 20 anos de quando vi a primeira fita do Royce Gracie. Falei: "Vou treinar pra ser campeão mundial". Entrei na academia pra ser campeão do UFC, foram 20 anos de batalha, tivemos altos e baixos e agora é isso aí", declarou antes de deixar o octógono com o cinturão.

Glover já começou a luta bem, colocando Blachowicz para baixo e dominando o primeiro round. No segundo, o polonês respondeu bem em pé, mas brasileiro conseguiu responder bem e levar novamente a luta para o solo. Não deu outra: dominou e estrangulou o adversário, que desistiu e deu a vitória para Glover.

"A estratégia foi aquela ali, botar pra baixo, cansar, quebrar o bicho no gás porque meu gás é incrível, eu treino pra caramba, confio no meu gás. Senti as pancadas dele, movimentei a cabeça, joguei o corpo de lado [...] Tenho um jiu-jítsu excelente. Eu sabia que ia pegar ele, pensei em terceiro ou quarto round, falei na entrevista antes. Mas vi ele falando que ia me nocautear no segundo, pensei: "Então tenho que acelerar esse passo aqui". Com certeza, não pode deixar na mão dos juízes, tem que pressionar o tempo todo. Vi ele quebrando. Ele acertou uns golpes, eu não senti, vi na cara dele. E quando ele caiu no chão na segunda vez, vi que ele ia bater", afirmou.

A categoria meio-pesado é até 93kg e já teve como campeões nomes como Chuck Liddell, Tito Ortiz e Jon Jones. Glover se junta agora a outros três brasileiros que também já ostentaram o cinturão na categoria, que foram Vitor Belfort, Maurício Shogun e Lyoto Machida.

Classificação Indicativa: 12 anos

FacebookTwitterWhatsApp