Esporte

Falcão foi o convidado do último dia de Congresso da Abrace

Publicado em 30/03/2012, às 17h30   Yuri Barreto // Galáricos Online



Foi encerrado no início da tarde desta sexta-feira (30), o 38º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos. O evento, realizado pela Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (Abrace) e a Associação Bahiana dos Cronistas Desportivos (ABCD), reuniu, desde a última quarta-feira (28), profissionais da imprensa esportiva de todo o país na Capital baiana.

Bastante esperado pelos congressistas, este último dia de encontro ficou na memória de todos os presentes no Hotel Pestana, no Rio Vermelho. Ídolos do futebol brasileiro e mundial, os treinadores de Bahia e Vitória, Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo, foram os convidados para um bate-papo com os cronistas.

Ao entrar no auditório, por volta das 10h, Falcão reviveu seus momentos de auge na carreira de jogador. O técnico foi cercado por dezenas de fãs, que buscavam uma foto ou apenas um abraço no ídolo.

Sentado ao lado dos presidentes da ABCD e Abrace Márcio Martins e Aderson Maia, o ex-jogador da Seleção Brasileira revelou o porquê de ter voltado à profissão de treinador depois de ter atuado por cerca de 20 anos como comentarista esportivo. "Eu senti que tinha condições e precisava voltar a trabalhar no futebol, senti que tinha a necessidade de passar novamente por essa adrenalina de ser técnico", disse.

Porém, o comandante tricolor garantiu que a decisão não foi tomada de uma hora para outra. "Fui amadurecendo essa ideia na minha cabeça desde a Copa de 2010, na África do Sul. Não poderia morrer sem voltar a trabalhar no futebol. E hoje, me ajudam muito os anos que estive na imprensa. Como treinador, compreendo as necessidades que vocês (cronistas) têm".

Sem esquecer o clube onde desenvolve seu trabalho, o técnico fez elogios ao esquadrão. "Trabalho em um clube extremamente profissional, que tem uma estrutura de trabalho rara no país. O Bahia me deu todas as condições e me sinto muito bem e feliz aqui. To adorando morar em Salvador, até estou mais bronzeado", destacou arrancando gargalhadas da plateia.

Experiente, Falcão não escapou de perguntas sobre a Seleção Brasileira. Para o comandante, o Brasil está em boas mãos. "Gosto muito do Mano Menezes, ele é um técnico que se preparou para assumir a Seleção. Confio muito no trabalho dele, é um profissional de muita qualidade e muita competência. Acho que nosso grande teste será na Copa das Confederações e tenho certeza que vamos chegar lá com um time forte".

Para o final do seu pronunciamento, Paulo Roberto Falcão deixou o assunto que divide a opinião dos jogadores, técnicos e jornalistas brasileiros, a permanência do atacante Neymar no futebol nacional.

"Como torcedor, é claro que fico feliz em ver o Neymar jogando aqui. Mas, seria importante para a Seleção Brasileira, pensando na Copa de 2014, que ele tivesse pelo menos um ano de experiência jogando no futebol europeu, onde iria sentir uma marcação diferente da que temos aqui e de jogadores que provavelmente vai enfrentar na Copa", concluiu o treinador.

O rubro-negro Toninho Cerezo, que retornou de viagem a Belo Horizonte (MG), não conseguiu chegar a tempo de participar do evento. Na manhã deste sábado (31), uma partida de futebol entre as Seleções da Abrace e ABCD encerrará as festividades do 38º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp