Esporte

Associação de tênis desafia China após sumiço de atleta que denunciou abuso; entenda caso

Reprodução/Instagram
Movimento pode gerar confronto inédito entre a comunidade esportiva e Pequim  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 19/11/2021, às 16h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Associação de Tênis Feminino (WTA) tem pressionado as autoridades chinesas para saber o paradeiro da atleta Peng Shuai, 35 anos, que há pouco tempo acusou o ex-primeiro-ministro Zhang Gaoli, 75, de coagi-la a fazer sexo em sua casa. Após a acusação ao antigo líder do Partido Comunista, o governo chinês abafou a história com censura generalizada. 

Peng, que já foi duas vezes campeã dupla do Grand Slam, fez sua denúncia através da rede social, Weibo, a plataforma semelhante ao Twitter na China, porém apagou os posts 30 minutos após sua publicação. Desde sua declaração, as autoridades chinesas vêm apagando seu nome e as mais vagas referências a suas alegações. A aleta não foi vista em público desde o dia 2 de novembro, quando fez as denúncias e sua conta, com mais de meio milhão de seguidores, permanece bloqueada na plataforma.

Nesta quarta-feira (17), a mídia chinesa divulgou uma captura de tela de um e-mail, supostamente escrito por Peng para a WTA, onde ela recuou sobre as acusações já feitas e afirmou que “está tudo bem”. Steve Simon, chefe da WTA, porém, parece não acreditar nessa declaração. Ele descreveu o e-mail como “declaração encenada de algum tipo”. 

Simon garante que está disposto a perder centenas de milhões de dólares em negócios na China caso a tenista permaneça desaparecida. À CNN, ele disse, nesta quinta-feira (18): “Estamos definitivamente dispostos a tirar nosso negócio do país e lidar com todas as complicações”, afirmou. “Isso é certamente maior do que qualquer negócio”, acrescentou. Steve ainda ressaltou: “As mulheres precisam ser respeitadas”. 

Steve contou que está em contato com colegas da Associação Chinesa de Tênis, que asseguraram que a tenista não foi ferida em Pequim. Contudo, ele ainda não conseguiu contato direto com ela. 

A tenista Serena Williams também demonstrou preocupação com essa situação. “Eu estou devastada e chocada em ouvir as notícias sobre minha colega Peng Shuai”, disse a norte-americana em sua conta no Twitter. “Eu espero que ela esteja em segurança e que seja encontrada o mais rápido possível”, finalizou. Serena é vencedora de 23 torneios Grand Slam. A repercussão do caso, porém, não se restringiu apenas ao tênis feminino. Alguns atletas masculinos do tênis e do futebol também se pronunciaram a favor da campanha do Twitter “ #WhereIsPengShuai (Onde está Peng Shuai). 

Analistas especulam um confronto sem precedentes entre a comunidade esportiva e Pequim caso a situação não esteja resolvida até os Jogos Olímpicos de inverno, que estão programados para fevereiro. William Nee, coordenador de pesquisa e defesa da ONG Defensores dos Direitos Humanos Chineses, disse: “Os fãs do esporte em todo o mundo estarão prestando atenção a esta história, que inclui bilhões de pessoas”. “Este é um desastre absolutamente iminente para o governo chinês. A cada dia que se aproxima dos Jogos Olímpicos de Inverno, o desastre torna-se cada vez maior para eles se não resolverem isto”, acrescentou. 

O governo chinês não se pronunciou sobre a acusação inicial de Peng e discussões sobre o assunto foram bloqueadas na internet chinesa.

Suposta carta de Peng

O canal estatal chinês de televisão CGTN divulgou um e-mail supostamente escrito pela atleta desaparecida onde ela afirma que está tudo bem e volta atrás nas acusações feitas a Zhang Gaoli. 

O suposto e-mail diz: “Em relação às notícias recentes divulgadas no site oficial da WTA, o conteúdo não foi confirmado ou verificado por mim e foi divulgado sem meu consentimento. A informação nesse comunicado, incluindo a alegação de agressão sexual, não é verdadeira. Não estou desaparecida nem insegura. Tenho descansado em casa e está tudo bem”. “Se a WTA publicar mais notícias sobre mim, verifique comigo e divulgue com meu consentimento. Como tenista profissional, agradeço a todos pela companhia e consideração. Espero promover o tênis chinês com todos vocês, se tiver essa chance no futuro. Espero que o tênis chinês fique cada vez melhor”, acrescentou. 

A CGTN não explicou como obteve essa declaração. 

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp