Esporte

Bahia fecha primeira fase com vitória

Publicado em 16/04/2012, às 08h40   Redação Galáticos Online



Mesmo jogando fora de casa e com um time misto, o Bahia conquistou neste domingo seu 16º triunfo no Campeonato Baiano, fechando a primeira fase com uma campanha arrasadora.

Com os 2 a 1 sobre o Atlético, em Alagoinhas, a equipe comandada pelo técnico Paulo Roberto Falcão chegou aos 52 pontos ganhos, nove a mais que o segundo colocado, o rival Vitória, e nada menos que 17 a mais que o Vitória da Conquista, adversário das semifinais.

O Conquista ficou com a quarta vaga ao derrotar o Camaçari por 3 a 2 no estádio Armando Oliveira. O Bode contou ainda com o tropeço do Bahia de Feira, que só dependia de suas próprias forças para continuar na briga pelo bicampeonato estadual, mas ficou no meio do caminho ao ser derrotado em casa para o Juazeiro, por 2 a 1.

Alheio à disputa, o Bahia fez uma campanha irretocável: em 22 jogos, venceu 16, empatou quatro e perdeu apenas duas vezes, com 78% de aproveitamento. A equipe tricolor teve ainda o melhor ataque da competição, com 57 gols marcados, média de 2,59 gols por partida.

O jogo
Mesmo desfalcado dos titulares Marcelo Lomba, Coelho, Titi, Fahel, Gabriel e Souza, o Bahia começou a partida pressionando e quase abriu o placar logo no primeiro minuto: Railan cruzou da direita, Júnior cabeçou e o goleiro Marcos Paulo fez uma linda ponte e tirou a bola em cima da linha.

Aos 3min, o Diabo Louro tentou de novo, num giro de dentro da pequena área, mas encontrou o goleirão do Carcará novamente bem colocado. Aos 10min, não teve jeito: Júnio subiu mais alto que a zaga do Atlético e mandou a bola para o fundo das redes.

O gol fez mal ao futebol do Tricolor, que recuou demias e passou a tomar sufoco do anfitrião, que só não empatou logo na sequência graças a duas belas defesas de Omar, aos 13min e aos 18min, em chutes de fora da área de Antônio carlos e Jussandro.

O Carcará presionou até o último minuto do primeiro tempo e quase empatou aos 37min quando Juninho Cearense girou e cruzou bem para Robert, que dentro da pequena área, não alcançou.

No segundo tempo o Bahia passou a cadenciar mais o jogo e chegou ao segundo gol aos 11min: Vander avançou até a linha de fundo, ganhou de Pelezinho, invadiu a área e cruzou para Júnior. Rogério tentou tirar, mas atrapalhou-se e acabou ajeitando a bola para o centroavante Tricolor, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Alertados sobre o empate parcial do Conquista e da derrota do Bahia de Feira, o Atlético lançou-se em busca da virada que lhe garantiria a última vaga do G-4. Aos 38min, Elcimar descontou para o Carcará, após duas tentativas. Mas a reação dos anfitriões parou por aí e o Bahia venceu por 2 a 1.

Nota originalmente publicada às 18h2 do dia 15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp