Esporte

Copa 2014: paralisações em estádios marcam o mês de abril

Imagem Copa 2014: paralisações em estádios marcam o mês de abril
Salvador, Natal e Fortaleza e sofrem com greves: 33 dias sem obras no total  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/05/2012, às 13h23   Galáticos Online



Em meio a um cronograma apertado, o mês de abril foi marcado por paralisações nas obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014. Em três deles, operários entraram em greve e cruzaram os braços no mês passado. Juntos, Castelão (Fortaleza), Arena das Dunas (Natal) e Arena Fonte Nova (Salvador) perderam 33 dias de trabalho.


A Arena Fonte Nova teve sete dias de paralisação em abril. Embora curta, a greve ocorreu em momento inoportuno para Salvador. A cidade, que recebeu visita de técnicos da Fifa no final do mês, vive dias decisivos quanto à participação na Copa das Confederações. Até o fim do mês, 59% das obras no local foram finalizadas.


A principal novidade a partir desta terça-feira, Dia do Trabalho, é o levantamento de três diferentes previsões de custo dos estádios, de acordo com números do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério do Esporte (pelo site oficial Portal da Copa) e dos comitês de cada estado. Em nenhum caso os valores coincidem nos três órgãos (em São Paulo, não há estudo do TCU).

Estádio mais avançado para a Copa do Mundo, o Castelão, em Fortaleza, foi também o que mais tempo ficou parado: 14 dias. Apesar da longa paralisação, o secretário especial da Secopa de Fortaleza, Ferruccio Feitosa, garante que a greve dos trabalhadores não terá maiores consequências, e a arena será entregue no final de dezembro, como previsto. O estádio - confirmado na Copa das Confederações em 2013 - fechou o mês com 63,47% dos trabalhos concluídos.


Em Natal, os trabalhos na Arena das Dunas ficaram 11 dias parados por conta de greve. Após acordo, as atividades foram retomadas. No final de abril, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o local e se disse satisfeito com o que viu. O estádio potiguar é o mais atrasado para 2014. Até o momento, 22% dos trabalhos foram concluídos. A previsão é que a arena seja entregue em dezembro de 2013.


Palco da final da Copa do Mundo de 2014, o Maracanã teve importantes avanços em abril. O número oficial, divulgado em meados de abril, é de 45% das obras concluídas. Em visita ao estádio, no entanto, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que as obras do Maracanã estariam 50% concluídas até o final do mês. Um novo número será divulgado nos próximos dias. A previsão para o término da reforma é fevereiro de 2013, a tempo de ser usado na Copa das Confederações.

O Mineirão, por sua vez, não teve a porcentagem das obras atualizada no mês de abril. A previsão é que o consórcio responsável pela reforma do estádio divulgue um número atualizado nesta semana. Arena da Baixada, Beira-Rio e Arena Pantanal também não divulgaram novos percentuais.

Fotos: Roberto Viana// Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp