Esporte

Nadador desclassificado reclama de 'marmelada' em prova

Imagem Nadador desclassificado reclama de 'marmelada' em prova
Atleta disse que árbitro geral na Bahia é técnico do adversário que deu 'caldo' nele  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/05/2012, às 11h54   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

O atleta Maurício Torres, que nada desde os três anos, passou por uma situação bastante constrangedora no último domingo (27), durante a 3ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas, a Travessia Soho x Porto.
Em seu perfil no Facebook, o nadador reclama da composição e do desempenho da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), além de questionar o fato do árbitro geral na Bahia, Henrique Borges, ser o técnico de um competidor. 

No vídeo postado no You Tube, por um cinegrafista amador, é possível ver o competidor sem touca, identificado como Renan, subir em Maurício, que foi desclassificado da prova.
A reportagem tentou entrar em contato com a FBDA, responsável pela realização da competição, mas não teve sucesso.

Confira na íntegra o desabafo do atleta
"Olá Pais, Atletas,Técnicos todos da nata baiana e que ainda amam o esporte baiano mais especificamente a natação.

Não sou ,nem nunca fui atleta de criar polemicas,sempre desde pequeno, nadei por amor por amar este esporte que faço desde os 3 anos e que já vivenciei muita coisa.Amo a Bahia, amo Salvador já morei fora e reconheço que minha cidade é maravilhosa mas infelizmente existem coisas que não da para se calar.Há uma semana atrás estive viajando com a "equipe baiana"entre aspas mesmo,são guerreiros baianos, que acordam cedo 5 da manha, dobram treinos e competem por amor!Falo isso pois estive na viagem no mesmo hotel no qual se encontrava a federação aquática paraibana e pude ver a diferença enorme que existe com a nossa.Acreditem enquanto eles tiveram passagem, hospedagem, uniforme completo (agasalho, calça,camisas e ate sandálias)nós não tivemos nem nossa inscrição paga pela nossa federaçao,tivemos que desembolsar a viagem toda por nossa conta para representar nosso estado e eles(FBDA).
Digo a voces como é triste , pois antigamente antes desta equipe brilhante que comanda a federaçao hoje,tinhamos essa viagem MILTON MEDEIROS,como a melhor competiçao,garanto que todos que tiveram a opotunidade de nadar esta competiçao na epoca sabe do que estou falando e se lembram com prazer e tenho certeza que irao levar para o resto de suas vida,o que infelizmente nao vai acontecer e nao acontece desde que a atual federaçao assumiu o comando!
Tivemos neste domingo uma travessia que contou com a presença de 253 atletas no total,com custo de 50 reais por inscriçao,total de lucro de 12 mil 650 reais,sao no total de 10 etapas no ano, se levarmos em media a ultima etapa, o total seria de 126mil e 500 reais,sem falar dos patrocínios e dos valores das inscrições de competições de piscina.Viajamos para representar o estado em uma competição ENTRE ESTADOS e não tivemos nem a inscrição paga que é de 11 reais por prova,a pergunta seria:PARA ONDE VAI ESTE DINHEIRO QUE ELES ARRECADAM?? Gente é de lamentar.
Fora isso ainda existem as parcialidades, gente que é um dos membros principais da federação, Arbitro geral e ao mesmo tempo técnico. Como podemos assim questionar um resultado, quando um atleta em disputa numa batida de mao pertence a este membro.Deixo aqui o vídeo, que foi conseguido com muito esforço da chegada, acredito eu que ainda existam muitos outros vídeos com alguns pais, que se puderem divulgar,agradeço,pois o vídeo que a federação tem e o que eles consideraram já foi arquivado.Muito obrigado a todos e não vamos deixar que nossa natação da Bahia se acabe!
A partir de hoje para aqueles que já lutam para que haja mudanças urgente, podem contar com mais um integrante!"

Veja o vídeo do momento da finalização da prova.



E você leitor do Bocão News, acha que realmente houve 'marmelada' no final da prova? É correto um técnico de um participante ser o árbitro em uma competição?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp