Esporte

Série A: Bahia é o pior entre os campeões regionais

Imagem Série A: Bahia é o pior entre os campeões regionais
Tricolor está na zona de “degola” e pode viver situação desesperadora, segundo previsão de comentarista   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/06/2012, às 06h51   Daniel Pinto (Twitter: @dspinto99)


FacebookTwitterWhatsApp


O Bahia tem a pior campanha entre todos os times que foram campeões regionais em 2012 e disputam a 1ª divisão do campeonato brasileiro. Até a 4ª rodada, finalizada neste domingo (10), a equipe treinada por Paulo Roberto Falcão perdeu duas partidas e empatou outras duas. O retrospecto coloca o Bahia na 17ª posição, na porta da zona de degola, com saldo negativo de dois gols e apenas 16,7% de aproveitamento. 
De acordo com os mesmos critérios, o Santos aparece logo em seguida entre os campeões estaduais “sem rumo” no torneio nacional. O Peixe está na 16ª posição, com três pontos ganhos. Entretanto, as “estrelas” da Vila Belmiro têm priorizado a Libertadores da América. Na estreia do Brasileirão, por exemplo, contra o próprio Bahia, o técnico Muricy Ramalho preferiu escalar jogadores reservas. Mesmo assim, a partida terminou num empate sem gols e sem graça. 

O Coritiba também não despontou no Brasileiro 2012, apesar da taça conquistada no Paraná no primeiro semestre. O Coxa, tal qual o Santos, tem três pontos. Estaciona na 14ª colocação graças à vitória conseguida na terceira rodada diante da Portuguesa, no Estádio Couto Pereira. Agora, é importante ressaltar que a agremiação comandada por Marcelo Oliveira está na semifinal da Copa do Brasil. 
Os demais campeões regionais que disputam a Série A são Fluminense, Internacional e Atlético (MG). A equipe carioca tem seis pontos e figura na 10ª posição da tabela. Inter e Galo estão no chamado G4: o conquistador das Minas Gerais é o vice-líder, enquanto o time gaúcho é o 4º. 
Sinal vermelho 
Na avaliação de Márcio Martins, líder da equipe Galáticos (Itapoan FM), a direção do Bahia traçou um planejamento equivocado para a temporada. “Não se pode tomar o estadual como parâmetro. A conquista foi importante, mas o elenco não está preparado para as dificuldades da Série A. O time precisa de reforços e quando se contrata ao longo do campeonato a tendência é de que haja mais erros do que acertos”. 

O comentarista de futebol acredita que - apesar da imprevisibilidade do esporte - o Tricolor mais uma vez vai lutar para não ser rebaixado. “Hoje, o Bahia vive um momento delicado, até porque abaixo dele tem Corinthians e Palmeiras. Duas equipes que disputam Copa do Brasil e Libertadores e, certamente, vão arrancar após o final dessas competições. O time não se preparou de forma adequada, não contratou bem e se continuar assim vai entrar numa situação desesperadora”. 

Fotos: Divulgação
Nota originalmente postada às 15h40 do dia 11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp